Este sábado há concerto de música renascentista nas Avenidas Novas

A Igreja de São Sebastião da Pedreira, na Freguesia das Avenidas Novas, recebe este sábado, 26 de outubro, um concerto dedicado à obra do compositor, do século XVI, D. Pedro de Cristo. O concerto terá início às 21h30 e a entrada é livre.

A Música Sacra Coral do compositor renascentista chega-nos pelas magníficas vozes do Coro de Câmara de Lisboa e será conduzido pela Maestrina Teresita Gutierrez Marques.

O concerto na Igreja de São Sebastião da Pedreira, que terá a duração aproximada de uma hora, em que serão recordadas várias obras do autor compositor conimbricense: Ay mi Dios; Hodie Nobis de Caelo; Ave Regina Caelorum; Pastorsico porque no Vienes (I e II); O Magnum Mysterium; Beata Dei Genitrix; O Lux Beata Trinitas; Alma Redemptoris Mater; Si puede el hombre; Tristis est anima mea; De profundis; Magnificat e Regina Caeli.

Um dos grandes compositores renascentistas

Dom Pedro de Cristo viveu há 406 anos em Coimbra e até hoje é recordado como um dos grandes compositores portugueses renascentistas.

Professor de música, mestre de capela, cantor e tangedor de vários instrumentos, tecla, baixão, harpa e flauta, Dom Pedro de Cristo ficaria na história da música religiosa como um dos maiores polifonistas da Renascença em Portugal, tendo deixado um legado musical de 220 obras com um elevado sentido espiritual da oração cantada, dirigida a Deus.

Vinte jovens formam o Coro da Câmara de Lisboa

Já o Coro de Câmara de Lisboa, formado em 1978 pela Professora Teresita Gutierrez Marques, então como Coro de Câmara do Conservatório Nacional de Lisboa, é constituído por vinte jovens músicos, que interpretam — a cappella ou em colaboração com formações instrumentais — obras portuguesas e estrangeiras, do vasto período compreendido entre a Renascença e os nossos dias.

Se é admirador de música renascentista, então não se esqueça de aparecer este sábado, às 21h30, na Igreja de São Sebastião da Pedreira, na Freguesia das Avenidas Novas.

Centro de Enfermagem Queijas

Quer comentar a notícia que leu?