A Junta de Freguesia das Avenidas Novas (JFAN) está a promover, entre os dias 17 a 20 de outubro, uma Feira Medieval, no Jardim Arco do Cego, que leva o melhor da Idade Média aos moradores e visitantes das Avenidas Novas.
Aves de rapina, cuspidores de fogo, dançarinas exóticas, combates Medievais e teatro vão recriar, entre os dias 17 a 20 de setembro, a época da Idade Média, através de uma Feira Medieval, que se irá instalar na freguesia das Avenidas Novas, mais concretamente no Jardim do Arco do Cego. Esta Feira Medieval tem entrada livre e estará de portas abertas ao público a partir das três da tarde, com várias animações medievais volantes e dezenas de expositores que vão desde a doçaria aos fumeiros. Esta viagem no tempo começa logo pela música Medieval que se faz ouvir no recinto, com os Gaiteiros “Corvus del Rei”. No entanto, haverá mais espetáculos medievais, como o “INGNUS”, um ousado espetáculo que junta fogo e malabarismo.
Teatro e Danças de época vão animar os visitantes
Haverá ainda o cómico Bobo da Corte a circular pelo recinto e que interpela os visitantes, bem como Dançarinas Orientais que mostram os seus dotes e encantam o público. Há ainda aves de rapina – usadas pelos cavaleiros na Idade Média – que chegam através da Irmandade da Coruja. Um espetáculo imperdível e didático que mostra as habilidades destas fantásticas aves predadoras. O evento terá também armas antigas, que estarão presentes com o grupo “Armis Nostrum”, um Acampamento Militar de época, que recria lutas com armas Medievais.
O Teatro também irá estar presente, com o grupo de Teatro e Artes Perfomativas “Os Arlotes” que trazem animadores cuspidores de fogo e a figura histórica do Arauto – o mensageiro oficial na Idade Média. Além de todas estas animações, a Feira Medieval do Arco do Cego conta ainda com gastronomia de época e atual. Estas iguarias vão ocupar quase 30 expositores, e apresentam sugestões como doçaria, fumeiros, queijos, restauração, mel, artesanato, farturas, crepes, hidromel, ginja e licores. A Feira Medieval estará aberta entre as 15h00 e as 24h00, na quinta-feira, na sexta e no sábado. No último dia, domingo, abre às 15h00 e fecha às 23h.