Escola Básica da Covina já está inaugurada

A Câmara Municipal de Loures (CML) inaugurou, esta quarta-feira, 6 de novembro, a nova Escola Básica do Bairro da Covina, em Santa Iria da Azóia, e que foi alvo de obras de requalificação e ampliação, num total de 2,4 milhões de euros.

Está inaugurada a nova Escola Básica do Bairro da Covina, em Santa Iria da Azóia. Este equipamento foi alvo de obras de requalificação e ampliação, representando um investimento municipal de 2,4 milhões de euros. A intervenção visou ampliar as instalações, adaptando a cozinha, o refeitório e a sala polivalente, bem como melhorar as condições de ensino, conforto, segurança e qualidade para os alunos, funcionários e corpo docente.

De igual modo, a obra contemplou ainda a criação de novos espaços exteriores de recreio cobertos e organizados, assim como foi beneficiado o espaço descoberto, com a renovação do logradouro e a criação de zona de ligação coberta entre o portão de entrada e o edifício principal. A inauguração contou com a presença do diretor do Agrupamento de Escolas de Santa Iria da Azóia, Ivo Cardoso, que salientou, na sua intervenção, que o atual executivo da Câmara Municipal de Loures (CML) está “apostar muito na Educação. Este é um exemplo concreto e factual de um benefício feito para o bem da nossa comunidade, em especial das crianças”.

Para além desta escola, disse ainda o responsável, o executivo camarário, liderado por Ricardo Leão, tem “dado muita prioridade à reestruturação e reformulação de escolas, seja do primeiro ciclo, seja do pré-escolar”, em todo o concelho, essencial para que “a próxima geração possa ser muito mais qualificada do que aquela que atualmente dizem que é a geração mais qualificada de sempre. Pode ter consciência, senhor presidente, que tem feito tudo para que esta nossa comunidade possa valorizar o conhecimento, a aprendizagem e possa estar mais preparada para o futuro”, rematou Ivo Cardoso.

Reivindicação antiga da comunidade

Já Samuel Saldanha, vogal da União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela (UF-SSB), começou por referir que esta escola é, sobretudo, para os alunos. “Ouvi falar, há muitos anos, sobre esta requalificação, que, infelizmente não foi feita, mas finalmente chegou alguém que a fez. Senhor presidente, enquanto antigo membro das Associações de Pais e atualmente autarca desta freguesia, muito obrigado por ter concretizado um sonho. Prometeu e cumpriu e, por isso, estamos-lhe agradecidos. Não só porque criou condições para as crianças, mas também para as educadoras, para as professoras, para as assistentes operacionais, e para quem vem à escola dar apoio a estes meninos que tanto precisam”.

Contudo, Samuel Saldanha reconheceu que “ainda temos algumas escolas” a necessitar de intervenções, “mas também sabemos que não conseguimos fazer tudo nem num ano, nem num mandato”. Por sua vez, o presidente da CML, Ricardo Leão, começou por agradecer a toda a comunidade educativa, bem como a todos os técnicos da autarquia, uma vez que “personificam aquilo que é o meu propósito”, ou seja, melhorar as condições “da escola pública e da Educação no nosso concelho”.

Investimento na Educação nunca antes visto

O autarca referiu ainda que todo o investimento que está a ser feito na Educação, em todo o concelho, é “um investimento nunca antes visto. É certo que estamos a aproveitar o PRR, o PT2030 e todas as alavancas financeiras, mas há muito esforço financeiro da CML para que nós tenhamos uma escola pública com dignidade. É isso que todos nós pretendemos: que haja dignidade na escola pública. Não só para aqueles que a frequentam, mas também para quem lá trabalha”. Aqui, o presidente da autarquia de Loures deu ainda como exemplo as futuras obras de requalificação na Escola da Portela da Azóia, “uma reivindicação de tantos e tantos anos, uma promessa que fiz e que felizmente se conseguiu cumprir”, ou a construção da cobertura do Pólo Desportivo do Alto da Eira, que vai permitir que as crianças possam praticar desporto, faça chuva ou sol”.

Este investimento, frisou, será “replicado em outras escolas do nosso concelho”. Ricardo Leão aproveitou ainda a sua intervenção para não só “valorizar o investimento que estamos a fazer” nos estabelecimentos escolares do concelho, mas também para recordar que existiu “uma negociação dura com o Governo anterior”, e que permitiu que a CML possa atualmente intervencionar em Escolas Básicas 2,3 e Secundárias, algo que, no passado, era da responsabilidade do Ministério da Educação. No entender de Ricardo Leão, a tutela não cumpriu com a sua obrigação, tendo deixado ao abandono, “durante anos e anos”, os estabelecimentos a necessitar de intervenções. Atualmente, a CML tem, em fase de conclusão, o projeto para as obras de beneficiação das Escolas Básicas de Pirescoxe e de Santa Iria da Azóia.

Divulgue-aqui-a-sua-empresa

Intervenção permitiu a criação de espaços que até então não existiam

“Mal saiam os avisos de candidatura [ao PRR], espero que já estejamos em condições de fazer essa candidatura, e por isso é que a CML já avançou com o custo do projeto, para não perdermos tempo e conseguirmos requalificar” aqueles dois estabelecimentos. “Acima de tudo, o que eu queria aqui valorizar é que temos de criar condições para que a escola pública seja digna e para que as crianças aprendam e cresçam e que tenham, acima de tudo, um pensamento livre. Isto não é uma obra de um homem só, é uma obra de todos, e quem fica a ganhar é a população e as crianças do concelho de Loures”, concluíu Ricardo Leão.

A intervenção na Escola Básica da Covina começou em janeiro deste ano e era uma reivindicação muito antiga da comunidade, dadas as condições precárias em que estabelecimento estava. A intervenção pretendeu, sobretudo, ampliar a zona exterior, criando um parque infantil, campos de jogos, uma cozinha e um refeitório, espaços que não existiam antes desta intervenção. Esta inauguração contou ainda com um momento musical, no qual os alunos fizeram uma apresentação para os convidados.

Quer comentar a notícia que leu?