O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, participou esta quarta-feira na inauguração do AI HUB by Unicorn Factory x Microsoft. Sete andares, 27 escritórios e 30 espaços de coworking, integram este novo espaço, em Alvalade, ligado exclusivamente à Inteligência Artificial (IA).
O novo centro da Microsoft vai integrar o AI Hub da Unicorn Factory, em Alvalade, foi naugurado esta quarta-feira. O espaço tem 2 300 m2, com capacidade para acolher 300 pessoas, e será o novo ponto de encontro de empreendedores, grandes empresas, investidores e investigadores na área de Generative AI.
Com escritórios, salas de eventos e laboratórios de investigação, o novo AI Hub vai também funcionar como um local de aprendizagem para as melhores práticas e casos de estudo em Inteligência Artificial (IA).
“A Fábrica de Unicórnios tornou Lisboa a cidade mais inovadora da Europa, e este projeto é mais uma prova disso mesmo”, salienta o presidente da autarquia, Carlos Moedas.
Na abertura do centro — em parceria com a Microsoft — o presidente da Câmara Municipal de Lisboa afirmou que “a inovação está cada vez mais presente” na cidade. Depois do Beato e da Baixa, “temos agora dois centros de inovação em Alvalade, um no Saldanha e outro em Entrecampos, todos lançados este ano”.
Esta “é a prova de que a Unicorn Factory Lisboa está a crescer e a funcionar como um motor da nossa economia local”, acrescentou.
O AIhub, um prédio inovador de sete andares, foi “projetado para impulsionar a próxima era de transformação movida por IA”, disponibilizando treino e formação para empresas.
Um dos andares é ocupado inteiramente pela Microsoft com o projeto “AI Innovation Factory” (espaço de workshops e conferências para os clientes Microsoft). Os restantes andares são ocupados pela Unbabel (com o projeto “Halo”), pelo Center for Responsible AI (consórcio Europeu) e por scale ups e startups da Unicorn Factory. A Google Cloud é também parceira do projeto, oferecendo serviços às startups instaladas.
Foto: CMLisboa