Odivelas celebrou esta terça-feira, 19 de novembro, o seu 26.º aniversário como município, tendo o presidente Hugo Martins destacado algumas das “profundas transformações” que o território conquistou, lembrado o trabalho de todos os que por lá passaram, desde Manuel Varges, o primeiro presidente da Câmara Municipal, aos atuais membros do executivo camarário e trabalhadores municipais. “São os protagonistas desta história de sucesso”, considerou o edil no seu discurso da cerimónia que decorreu no Pavilhão Multiusos.
“Apesar de todas as adversidades temos conseguido corresponder nos limites das nossas capacidades e competências, às difíceis exigências atuais, continuando firmes na persecução do projeto de evolução e desenvolvimento que firmamos com os odivelenses. E o passado recente é a prova viva do que acabo de afirmar, basta confirmar uma vez mais a memória e recordar os recentes e importantes investimentos realizados nas mais diversas áreas”, afirmou Hugo Martins, destacando o trabalho feito na “escola básica do Mosteiro, Jardim de Infância Alzira Beatriz Pacheco, mercado da Pontinha, os pavilhões desportivos das escolas básicas Carlos Paredes e D. Dinis, o Centro Interpretativo das Águas de Caneças, o Parque Integrado da Arroja, e a reabilitação da biblioteca municipal D. Dinis, ou da Quinta do Espírito Santo”.
Hugo Martins salientou ainda que estas concretizações foram possíveis devido à “solidez financeira” que a autarquia atravessa, garantindo assim poder continuar a construir um concelho “amigos das famílias e cada vez melhor para estudar, trabalhar, para viver e para investir”, recordando que em 26 anos a autarquia passou de uma dívida avultada para “um dos municípios do país com menor passivo por habitante” e um dos que paga aos fornecedores em menos tempo, “num prazo médio inferior a 15 dias”, assegurou.
IMI com nova redução em 2025
O presidente da Câmara de Odivelas deixou ainda a garantia que no Orçamento para 2025 está contemplada uma nova redução da taxa de IMI, “um importante contributo para a redução dos encargos familiares”, disse, recordando outras das medidas que a autarquia tem adotado e que irá continuar a fazê-lo no próximo ano, como por exemplo “a oferta das fichas e dos kits escolares; a disponibilização de 3 refeições escolares diárias, ou a aplicação do IMI familiar, que prevê uma redução adicional de 70 euros para famílias com 2 filhos, ou 140 euros para famílias com três ou mais dependentes a cargo”.
Além destes apoios, Hugo Martins fez questão também de salientar o trabalho realizado com vista à melhoria do Parque Escolar, proporcionando igualdade de oportunidades, mas também no que diz respeito à população sénior, anunciando para breve o início das “obras do antigo Lar de Odivelas, um equipamento tão aguardado e que criará 53 vagas na estrutura de lar residencial e 40 na resposta ao serviço de apoio domiciliário”.
Segurança, Saúde e Habitação em destaque
Segundo o autarca outros investimentos contemplados no Orçamento para 2025 são a “futura divisão policial de Odivelas, cujo concurso público orçado em 12 milhões de euros, só se tornou possível em virtude da disponibilidade financeira demonstrada pelo município, que para garantir a sua viabilidade irá despender metade desse montante”, seis milhões de euros. Destaque também para as obras de requalificação da esquadra da Pontinha, “no valor de meio milhão de euros”.
Já no que diz respeito à saúde, Hugo Martins sublinhou que “apesar dos problemas crónicos relacionados com a falta de médicos de família”, a autarquia continua firme em trabalhar para conseguir mitigar tais questões. “As empreitadas para a construção da Unidade de Saúde Nova Pontinha e para a ampliação e requalificação da Unidade de Saúde da Urmeira já se encontram adjudicadas”, às quais, diz, em breve irão juntar-se, “a nova unidade de saúde Odivelas Poente e a requalificação do Centro de Saúde de Caneças”.
A área da Habitação também ganha investimentos sem precedentes na reabilitação e construção, de acordo com o autarca. “Nos próximos dois anos, consagraremos aproximadamente 47 milhões de euros, aproveitando os fundos do PRR, para acrescentar mais 250 fogos ao parque habitacional municipal”.
Homenagens
No final da cerimónia, houve diversas homenagens a título individual e coletivo, destaque para a atribuição de um Prémio Mérito Educativo a 15 jovens alunos, tendo sido entregue um cheque de 300 euros a cada um. Já os funcionários da autarquia com 15 e 25 anos de casa foram distinguidos com a medalha municipal de serviço público, grau bronze e grau prata. A título póstumo, foi atribuída a medalha municipal de dedicação pública a António Carlos Gonçalves Bastos.