As seis Juntas de Freguesia do concelho da Amadora vão receber, em 2025, cerca de 8,8 milhões de euros para uma intervenção de maior proximidade no território, em áreas como gestão e manutenção de espaços públicos, entre outras.
Para melhorar a proximidade com os eleitos, a Câmara Municipal da Amadora (CMA) tem vindo, ao longo dos anos, a delegar competências nas Juntas de Freguesia, em áreas como a intervenção sociocultural, os serviços de leitura pública de proximidade, a gestão dos espaços de jogos e recreio, a recolha de objetos volumosos, a gestão de equipamentos desportivos, a manutenção dos pavimentos em calçada, dos parques caninos, entre outras.
Por isso, a autarquia vai, no ano de 2025, transferir cerca de 2,5 milhões de euros para as seis Juntas de Freguesia do concelho. Contudo, e a par destas delegações, concretizadas através de contratos interadministrativos, a colaboração entre a CMA e as Juntas de Freguesia vai manter-se através da transferência de competências determinada pelo decreto-lei que estabelece o reforço de várias competências das freguesias em domínios integrados na esfera jurídica dos municípios.
Assim, por via do Orçamento de Estado, será transferida para as juntas de freguesia mais uma verba de 6,3 milhões de euros, para áreas como a gestão e manutenção de espaços verdes; limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros; manutenção, reparação e substituição do mobiliário urbano instalado no espaço público, com exceção daquele que seja objeto de concessão; gestão e manutenção corrente de feiras e mercados; manutenção de Espaços Verdes e Escolas; e licenciamento de Ocupação de Via Pública. As seis freguesias do concelho da Amadora são Águas Livres, Alfragide, Encosta do Sol, Falagueira/Venda Nova, Mina de Água e Venteira.