A edição número 22 de Olhares de Carnaxide e Queijas já está disponível para download. A habitação e ação social são duas prioridades da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ), que celebrou o seu 11º aniversário no final de outubro.
Ao fim de uma longa espera de mais de 40 anos, os moradores do Bairro 18 de Maio vão ver o seu sonho realizado. Finalmente os terrenos vão passar para a posse da Associação de Moradores, uma vez que já está praticamente concluída a última fase da legalização deste bairro. Todos os terrenos já se encontram registados e a Autoridade Tributária está a emitir as cadernetas prediais.
Ainda na Habitação Social, damos conta da visita do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, aos bairros da Outurela e da Portela, ambos em Carnaxide, acompanhado por 30 jovens universitários. Esta iniciativa teve como objetivo dar a conhecer aos jovens a realidade dos bairros, mas também avaliar as condições e identificar oportunidades de melhoria. O autarca voltou a referir que os moradores dos bairros municipais “são pessoas de trabalho” e que a edilidade tem investido em equipamentos sociais, para garantir a Coesão Social no concelho de Oeiras.
A reabilitação dos centros históricos é uma aposta da Câmara Municipal de Oeiras e também da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas que, nos últimos anos, tem apoiado vários projetos. Na Rua José Pedroso, a autarquia entregou duas casas ao abrigo do Programa de Habitação Jovem de Oeiras. Já na Ação Social, Ana Barata, do Gabinete de Ação Social da Junta de Freguesia Carnaxide e Queijas, destacou a importância do trabalho realizado pela UFCQ, que conta ainda com o apoio de parcerias estratégicas, como a Câmara Municipal de Oeiras, Segurança Social ou a DECO.
Envelhecimento ativo
Ainda na mesma edição, destaque para a comemoração dos 11 anos da criação da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas, que contou com a presença de Isaltino Morais, onde revelou que está em execução o projeto de uma ala pediátrica no Hospital de Santa Cruz, que irá ser financiado pela Câmara Municipal, e também que existe um acordo com a Polícia e com o Ministério da Administração Interna, para a nova Esquadra da Polícia de Segurança Pública, “que irá nascer ali um pouco mais abaixo de onde era a SIC”. Outra das aposta da UFCQ passa ainda pela promoção do envelhecimento ativo e saudável, não só através da universidade sénior, mas também com atividades como bailes e passeios.
No âmbito cultural, damos a conhecer a Escola de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora, que surgiu em 2019, pela mão de Cristiana Duarte, que juntamente com o maestro Nuno Silvestre, deu um novo som à instituição que o avô ajudou a construir. Na gastronomia, damos conta da abertura do restaurante Melhor dos Prazeres, situado no Mercado Municipal de Carnaxide, que nasceu do sonho do casal Maria João e Ricardo Prazeres em criar um espaço onde os sabores tradicionais se encontram com a criatividade contemporânea.
Descarregue Olhares de Carnaxide e Queijas - Dezembro 2024 e leia a edição impressa comodamente no seu computador ou equipamento móvel.