O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, inaugurou a 1.ª fase da Via Estruturante de Santa Clara. Esta obra, financiada pelo PRR, contempla a requalificação da Avenida Glicínia Quartin e artérias envolventes, promovendo a sua continuidade com o Eixo Central da Alta de Lisboa.
Carlos Moedas explicou que com esta obra, que começou no final de 2023, a “Câmara de Lisboa cumpre os objetivos de reabilitar o espaço público, melhorar a mobilidade local e promover a acessibilidade universal, mas, acima de tudo, de contribuir para a inclusão social dos moradores desta zona da cidade”.
A obra inaugurada, incluiu a repavimentação daquela avenida e a melhoria das infraestruturas de subsolo, a implementação de um percurso ciclável. Para além destas intervenções, esta obra inclui igualmente a melhoria do acesso pedonal à Feira das Galinheiras, a introdução de zonas de estadia para usufruto da população, a colocação de iluminação pública com candeeiros LED e a plantação de mais de 130 árvores, num investimento superior a três milhões de euros.
Importante também foi a criação de percursos rodoviários adaptados a veículos
BUS, tendo em vista a futura implementação de uma carreira da CARRIS, o que permitirá que, pela primeira vez, este bairro tenha um autocarro a passar no seu interior.
Fotos: Ana Luísa Alvim/CML