Conhecer Lisboa através de “O Meu Bairro a Pé”

Ao longo dos próximos meses (maio, junho, julho), o programa de visitas “O Meu Bairro a Pé” vai percorrer três freguesias de Lisboa: Santa Clara, Lumiar e Marvila. O património, a história, a memória, os habitantes e as suas vivências orientam os percursos concebidos por quem conhece e habita estes territórios, são alguns dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa, liderada por Carlos Moedas.

A Câmara Municipal de Lisboa vai promover um programa de visitas guiadas em três freguesias da cidade: Lumiar e Santa Clara, a norte, e Marvila, a oriente. A iniciativa arranca no dia 4 de maio, em Santa Clara. “O Meu Bairro a Pé” vai percorrer, até ao final de 2025, as ruas, as histórias e as memórias das freguesias de Santa Clara, Lumiar e Marvila, com percursos e visitas pensados e orientados por quem conhece e habita estes territórios.

A viagem tem início em Santa Clara, a freguesia mais a norte da cidade onde a paisagem muda a cada passo. Já não rural, mas ainda não totalmente urbanizado, neste pedaço de Lisboa coexistem diferentes formas de construir, habitar e de viver que são desvendados nestas visitas. As propostas passam por caminhadas culturais, visitas comentadas, percursos encenados e itinerários de memórias.

Com dinâmicas e características próprias muito vincadas, estas três freguesias têm em comum o facto de se localizarem nos limites da cidade e de se encontrarem em processo de desenvolvimento urbanístico. Partilham também uma história rica, um património diversificado e memórias coletivas pouco conhecidas e divulgadas.

“O Meu Bairro a Pé” tem a intenção de desbravar caminhos e mostrar uma cidade em transformação com a participação de quem vive ou trabalha nestas zonas. O programa arranca no dia 4 de maio na freguesia de Santa Clara, pelas 15h, com a caminhada cultural “Entre lavadeiras, chapeleiros e amoreiras”, seguida de um piquenique inaugural na Quinta Alegre.

Ao longo do mês de maio, e também em Santa Clara, haverá visitas comentadas à Igreja de São Bartolomeu da Charneca e à Quinta Alegre e um percurso encenado no bairro das Galinheiras, com música de Joseph Miller, uma exibição de dança no Coreto do Largo e uma prova de degustação de comida tradicional africana.

A participação nas visitas é gratuita, sujeita a marcação (218 170 593 / visitas.comentadas@cm-lisboa.pt). O Meu Bairro a Pé é um programa criado e desenvolvido no âmbito da Operação Integrada Local do PRR (OIL/PRR).

Foto de capa: CML

Centro de Enfermagem Queijas

Quer comentar a notícia que leu?