Carnaxide já tem ‘Rua dos Afetos’

No último sábado, dia 15 de fevereiro, a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) transformou a Rua Manuel dos Santos Mónica, em Carnaxide, na ‘Rua dos Afetos’, com a colocação de uma grinalda de corações. O objetivo desta iniciativa foi o de reforçar o papel dos afetos como uma das dimensões determinantes para a saúde.

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO), no âmbito do Movimento Cidade dos Afetos, transformou a Rua Manuel dos Santos Mónica, em Carnaxide, na ‘Rua dos Afetos’, com a colocação de uma grinalda de corações. O objetivo desta iniciativa foi o de reforçar o papel dos afetos como uma das dimensões determinantes para a saúde. A Cidade dos Afetos, da qual o Município de Oeiras faz parte desde 2020, é um movimento mobilizador de toda a comunidade para o desenvolvimento de atividades que apliquem a componente afetiva, de modo a promover o bem-estar e os estilos de vida saudáveis, essenciais à felicidade de todos.

Para o presidente da CMO, Isaltino Morais, “os afetos têm a ver com a saúde. A saúde e o bem-estar dos munícipes de Oeiras constituem uma das prioridades centrais da missão e atuação camarária. A saúde não se cinge apenas à prestação de cuidados de saúde e entendemos a saúde numa perspetiva mais lata e intersectorial”. Para o autarca, “é muito importante fazermos vir ao de cima os nossos valores. Os afetos não são apenas uma relação interpessoal, de um para o outro, mas também de um para todos e de todos para todos. O meio envolvente e o contexto social constituem um vetor determinante para uma vida sã ou para a existência de equilíbrios que comprometem o estado de saúde de um indivíduo”.

A Rua Febus Moniz recebeu a iniciativa em 2024.

Por isso, reforçou, a autarquia de Oeiras aderiu formalmente ao movimento Cidade dos Afetos, que tem como objetivo “implementar anualmente ações que ajudem a promover os afetos na comunidade”. Em 2024, esta iniciativa teve lugar na Rua Febus Moniz, e tornou “a zona histórica de Oeiras num espaço ainda mais apropriado e vivido. Soubemos, naquele momento, que queríamos levar mais afeto a outros territórios”. Para além desta iniciativa, a CMO promoveu ainda outras atividades, entre as quais um Baile Sénior, uma iniciativa que juntou, no dia 12 de fevereiro, 500 munícipes com 65 ou mais anos no Hotel Lagoas Park, em Porto Salvo.

“Foi um baile recheado de emoções”, recordou Isaltino Morais, que recordou um testemunho que ouviu de um munícipe. “Quando descia as escadas para o baile, um senhor disse-me: ‘presidente, fez-me melhor esta tarde do que todas as farmácias’”. Outra iniciativa foi ainda a colocação de frases por algumas zonas do concelho de Oeiras, de forma a convidar “quem aqui vive, estuda, trabalha ou visita a partilhar nas redes sociais este movimento numa época de dificuldades e incertezas mundiais, para chamar a atenção para a necessidade de nos focarmos no que verdadeiramente importa”.

Isaltino Morais dedicou ainda uma palavra de agradecimento à União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, em especial ao presidente Inigo Pereira, que, “no ano passado, manifestou com entusiasmo o desejo de acolher similar iniciativa” na sua freguesia. Esta iniciativa contou ainda com a presença da Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide, e dos Broadway Kids, que presentearam o público presente com atuações. “Sorriam, sejam amorosos, apaixonem-se, beijem, cuidem dos vossos afetos pela vossa saúde e eu termino fazendo um desafio: abracem-se todos uns aos outros”, concluiu Isaltino Morais.

Junta de Freguesia Avenidas Novas Horizontal

Quer comentar a notícia que leu?