Parque Mayer recebe o Mês da História Negra

O Parque Mayer, em Lisboa, vai ser palco, no próximo dia 19 de fevereiro, quarta-feira, da comemoração anual do “Mês da História Negra”, com uma homenagem a figuras proeminentes da comunidade afroportuguesa e com atuações de Selma Uamusse e de Tito Paris no Capitólio.

No dia 19 de fevereiro, pelas 18h30, o Parque Mayer, em Lisboa, recebe a comemoração anual do “Mês da História Negra”, com homenagem a figuras proeminentes da comunidade afroportuguesa e com atuações de Selma Uamusse e de Tito Paris no Capitólio. Esta iniciativa é promovida pela Embaixada do Canadá em Portugal, pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Lisboa Cultura. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação da sala.

Esta homenagem visa enaltecer a vida e contributos de personalidades afroportuguesas como Georgina Ribas e Johnson Semedo (homenagens póstumas), ,mas também de Naide Gomes e Tito Paris. Para além dos concertos, haverá ainda uma revelação de quatro retratos das personalidades homenageadas, criados pelo artista de origem nigeriana radicado no Canadá, Brian Amadi. Assinalado pela segunda vez em Portugal, o “Mês da História Negra” é uma comemoração anual com origem nos Estados Unidos da América e no Canadá, sendo que, mais recentemente, é também celebrado na Irlanda, Países Baixos, Reino Unido e Colômbia.

Esta iniciativa começou como uma forma de relembrar figuras e acontecimentos importantes na história da diáspora africana. Em Portugal, para a sua organização e promoção, foi constituído um Comité de Acompanhamento composto por personalidades influentes da comunidade afroportuguesa, assim como representantes da Embaixada do Canadá, AIMA e Câmara Municipal de Lisboa. Os bilhetes para o evento estarão disponíveis para levantamento a partir das 14h00 do dia do evento, 19 de fevereiro, na bilheteira do Teatro Variedades, no Parque Mayer.

Quer comentar a notícia que leu?