25 de Abril celebrado na Amadora com múltiplos acontecimentos

O Município da Amadora assinala o 51.º aniversário do 25 de Abril com um conjunto de iniciativas desportivas e culturais antes e depois da data que marca o fim do Estado Novo. Destacam-se ainda os concertos de músicos emergentes e consagrados e uma exposição de caricaturas sobre o PREC.

No dia da Liberdade, as comemorações começam com o Roteiro 25 de Abril, passeio de bicicleta pelas ruas da Amadora, e a iniciativa Desporto em Liberdade, no complexo desportivo municipal Monte da Galega.

Depois da cerimónia do hastear da bandeira, no exterior dos Paços do Concelho, e que conta com a participação da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Comércio Indústria da Amadora (SFCIA), seguir-se-á a sessão solene relativa às Comemorações do 51.º Aniversário do 25 de Abril, nos Recreios da Amadora.

O feriado nacional é também assinalado pelo Concerto da Orquestra GeraShare, que tem lugar no Cineteatro D. João V.

Concertos e exposições

No âmbito desta efeméride, realizam-se mais espetáculos na cidade.

O cantor Buba Espinho, que começou a sua fulgurante carreira no cante alentejano, vai atuar no Cineteatro D. João V no dia 11 de abril.


O novo fenómeno da música portuguesa emmy Curl, heterónimo de Catarina Miranda Trindade, uma das primeiras produtoras musicais femininas portuguesas, sobe ao palco desta sala de espetáculos a 24 de abril para dar um concerto e receber o Prémio José Afonso 2025, que conquistou com o álbum “Pastoral”.

Já no dia 26 de abril, os Recreios da Amadora acolhem a música do guitarrista Pedro Jóia, considerado por muitos como um prodígio da guitarra e um dos mais aclamados músicos e compositores contemporâneos.

Os espaços expositivos municipais recebem iniciativas distintas, nomeadamente a exposição de fotografia “Rui Ochoa 74/99”, atual fotógrafo oficial da Presidência da República, na Galeria Municipal Artur Bual, a exposição “Contos de Christian Andersen” e hora do conto, seguida de oficina, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, equipamento cultural que recebe ainda a exposição “PREC – O Parlamento na Caricatura de Imprensa (1974-1976)”, uma mostra de caricaturas que documentam os tempos “de brasa” do Processo Revolucionário em Curso (PREC).

O Núcleo Museológico do Casal da Falagueira promove uma visita guiada à exposição “Amadora, Primeiro Município de Abril”, patente naquele local até 4 de maio. No dia 24 de abril, os seniores da Amadora e beneficiários do cartão Amadora 65+ encontram-se no Almoço da Liberdade.

Quer comentar a notícia que leu?