A Fábrica de Água de Alcântara, em Lisboa, é palco de um encontro que irá contribuir para a gestão e sustentabilidade da água. Trata-se de um encontro a dois, em que a se promove a partilha de conhecimentos entre a Águas do Tejo Atlântico e a Aarhus Vand.
Hoje e amanhã, a Águas do Tejo Atlântico recebe uma equipa da Aarhus Vand, uma das maiores empresas do setor da água na Dinamarca, com o objetivo de consolidar parcerias e discutir visões, desafios e oportunidades no setor.
A agenda da reunião conta com uma apresentação da visão global do setor da água em Portugal, pelo presidente da Águas do Tejo Atlântico, Nuno Brôco, e tem como objetivo proporcionar um espaço para partilha de conhecimentos e ideias, segundo a Águas do Tejo Atlântico.
O “Workshop sobre Parcerias em Desenvolvimento” é um dos momentos-chave do encontro realizado no auditório da Fábrica de Água de Alcântara. Durante esta sessão, Karina Topp e Nuno Brôco apresentam as estratégias das suas respetivas empresas, seguidas de intervenções da WTA EU Alliance e da apresentação conjunta de Claus Homann, responsável de Desenvolvimento Estratégico da Aarhus Vand, com Rita Lourinho, coordenadora do Departamento de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Águas do Tejo Atlântico, que refletem sobre as áreas de crescimento. O workshop aborda temas como resiliência, ativos, energia, lamas, águas pluviais, reutilização e neutralidade carbónica.
Karina Topp e Claus Homann partilham a sua visão sobre o futuro do setor num WTalk, transmitido via Teams para todos os trabalhadores do Grupo AdP.
Para assinalar o Dia Mundial da Árvore e para encerrar o primeiro dia, realiza-se uma visita à Fábrica de Água de Beirolas e uma ação de plantação de uma árvore, que simbolizou a colaboração com os parceiros estratégicos, regada com água+ (água reciclada para usos não potáveis) e fertilizada com biolamas+.
No dia 22 de março, e no âmbito do Dia Mundial da Água, irá decorrer a assinatura do protocolo de parceria com a empresa AARHUS Vand Water, da Dinamarca, com a presença do embaixador Dinamarquês Lars Steen Nielsen, na Fábrica de Água de Alcântara, Avenida de Ceuta, em Lisboa.
Com estas iniciativas, a Águas do Tejo Atlântico “reforça o seu compromisso com a inovação e sustentabilidade, promovendo a partilha de conhecimento permite a melhoria continua na atividade da empresa”, conclui a empresa.