A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora, preparou, para o mês de março, uma programação variada, com atividades destinadas a todas as idades. As iniciativas incluem sessões para escolas, eventos para o público em geral e exposições culturais.
Em março, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora, tem uma programação vasta, com atividades destinadas a todas as idades. Algumas destas iniciativas são atividades para as escolas, em que, durante os dias úteis, os alunos das escolas do 1.º ciclo poderão participar em diversas atividades pedagógicas, como as ‘Horas do Conto’, dramatizações, recontos tradicionais e visitas guiadas à Bedeteca. No dia 18 de março, será apresentado o livro Magia e Natureza – O meu livro de histórias, de Matilde Oliveira, para os alunos do 1.º ciclo.
Já no dia 19, a DECO dinamiza a sessão informativa ‘O ABC da poupança’, dirigida a alunos do 2.º e 3.º ciclos. No dia 25, os alunos do Externato D. João VI irão encenar a obra ‘A Princesa dos Bijagós’, de Alexandre Faria, para o 1.º ciclo, com entrada livre. No entanto, para além das atividades dirigidas às escolas, o espaço promove os ‘Sábados em Família’ nos dias 8 e 22 de março, com sessões de contos e oficinas criativas. Haverá ainda duas tertúlias literárias, nos dias 4 e 17, o regresso do projeto intergeracional ‘Acordar para o Teatro’, nos dias 12 e 26, e uma sessão de apoio ao consumidor da DECO, no dia 17.
Exposição sobre Christian Andersen em destaque
No dia 18 de março, será apresentado o livro ‘A Parentalidade Começa em Nós’, de Inês Marques. Além disso, o movimento Amadora Compassiva irá abordar a temática da morte como forma de valorizar a vida, com duas iniciativas: Morrer é só não ser visto (8 de março) e As diretivas antecipadas de vontade (21 de março), esta última conduzida pelo médico António Folgado. O Auditório Rogério Rodrigues receberá, a partir de 29 de março, a exposição ‘Do Papel à Tela – Contos de Christian Andersen’ pintados por Norberto Nunes, assinalando os 150 anos do falecimento do autor.
A inauguração será pelas 18h30 e a mostra ficará patente até 3 de maio de 2025, com entrada gratuita. Todas as atividades requerem inscrição prévia, exceto as tertúlias literárias, apresentações de livros e eventos promovidos pelo movimento Amadora Compassiva. Para mais informações e inscrições, os interessados podem contactar a biblioteca pelo e-mail bibliotecas@cm-amadora.pt ou pelo telefone 214 369 054.