Kenton Thatcher retratou 120 rostos da história recente de Portugal

O fotógrafo Kenton Thatcher imortalizou os rostos de 120 portugueses de eleição. Das artes ao deporto, o artista retratou algumas das figuras mais proeminentes da sociedade portuguesa, como Cristiano Ronaldo ou Rui Veloso.

Inaugura, no dia 28 de março, sexta-feira, às 18h30, na Sociedade Nacional de Belas Artes, a exposição “Sessões”, que está integrada na programação das Festas de Abril.

A mostra do trabalho do fotógrafo que se mudou para Portugal há três décadas, reúne, pela primeira vez, registos icónicos dos retratos que têm marcado a história recente do país.

A exposição retrata os rostos de escritores, artistas, desportistas e políticos, nomeadamente Álvaro Siza, Joana de Verona, Cristiano Ronaldo, Joana Vasconcelos, José Mourinho, Camané e Beatriz Batarda, bem como de uma nova geração de figuras de destaque que tem vindo a afirmar-se na sociedade portuguesa. São 120 fotografias, na sua maioria a preto e branco, que podem ser vistas até ao dia 26 de abril.

Radicado há mais de 30 anos em Portugal, Kenton Thatcher desenvolveu uma linguagem única nos seus retratos, priorizando a autenticidade e a intemporalidade à perfeição. O fotógrafo capturou a essência das mais distintas personalidades do país, rostos que reconhecemos e que a passagem do tempo não apagará da memória, diz a EGEAC, acrescentando: “Através da lente de Kenton Thatcher, passado e presente cruzam-se na Sociedade Nacional de Belas Artes, moldando pensamentos para o futuro”.

Na inauguração, estarão presentes, entre outros, elementos das bandas Xutos & Pontapés e Da Weasel, para além de Teresa Salgueiro, ex-vocalista dos Madredeus, e o pai do rock português, Rui Veloso, também retratados na mostra.


Patente até ao dia 26 de abril, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e, aos sábados, das 14h às 19h, a exposição tem entrada gratuita.

 

 

 

Quer comentar a notícia que leu?