A retalhista abriu a sua primeira loja no concelho de Loures, em Santa Iria da Azóia, fruto da política de expansão a Sul promovida pela empresa espanhola. Ricardo Leão considerou que esta empresa “é muito bem-vinda”, até porque a política de responsabilidade social deste retalhista representa uma ajuda preciosa para instituições de apoio aos mais carenciados.
A inauguração do espaço, no dia 20 de março, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, que fez questão de marcar presença na abertura de um supermercado “de que é cliente” há cerca de 15 anos por via do nascimento de uma filha. “A minha mulher comprava as fraldas da nossa filha, que agora tem 15 anos, na loja de Aiamonte (Espanha) e dizia que eram as melhores do mercado”, revelou, bem-disposto, lembrando que, depois, passou a fazer as suas compras no supermercado de Alverca.
Leão sublinha a “responsabilidade social”
Depois da visita ao espaço comercial, Ricardo Leão congratulou-se com a abertura desta primeira loja em Loures, uma vez que obedece ao apoio do Município ao investimento privado no concelho.
“Para o Município, é com grande orgulho que estamos aqui hoje. O investimento privado é sempre muito bem-vindo. Este Executivo não tem dogmas em relação ao investimento privado em Loures, que é encarado como um parceiro primordial para o desenvolvimento e a riqueza do nosso concelho”, sublinhou, até porque advém de uma companhia que tem em conta a “responsabilidade social” nas suas políticas de atuação em todas as lojas do grupo.
“Agradeço a responsabilidade social da vossa empresa, nomeadamente a distribuição dos excedentes ao Centro Social da Bobadela, que vai ajudar uma instituição do nosso concelho e 200 pessoas carenciadas”.
Ana Carreto, diretora de Relações Externas Distrito de Lisboa e Associações de Consumidores, explicou que a doação de alimentos é uma das estratégias da Mercadona para a prevenção do desperdício alimentar e faz parte do compromisso que a empresa mantém com a sociedade de partilhar parte do que dela recebe. A nova loja doará, diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade a esta instituição, “que se tornou num importante espaço de resposta social na comunidade envolvente, funcionando como creche, centro de dia, estrutura residencial para idosos, serviço de apoio domiciliário e gabinete de apoio à família”.
Recrutamento local
O presidente do Município de Loures sustentou que a vinda desta cadeia de supermercados para o concelho traduz a “pujança empresarial” do território, que conta com 25 mil empresas e 90 mil postos de trabalho. “Loures tem uma das taxas de desemprego mais baixas da área metropolitana de Lisboa”, frisou. E enalteceu a vinda deste retalhista para o concelho, uma vez que criará mais 90 postos de trabalho. Ana Carreto, por seu turno, explicou que é política da empresa “recrutar localmente” com vista a gerar ganhos entre a comunidade onde estão presentes.
Em jeito de balanço do impacto da implementação desta loja e da criação de postos de trabalho no concelho, Ricardo Leão considerou que “um dos indicadores de atratividade de qualquer território consiste na qualidade das atividades económicas que aí se instalam. A abertura da primeira superfície comercial do Mercadona no Município de Loures concretiza a missão da Câmara Municipal em fomentar o desenvolvimento socioeconómico local, gerando mais de uma centena de postos de trabalho com a expansão desta cadeia de supermercados que agora arranca em Santa Iria de Azoia e que, até ao final do ano, se ampliará até à freguesia de Frielas. Muito mais do que um estabelecimento que deixará a sua marca no padrão económico e nas tendências de consumo no Concelho de Loures.”
Ana Carreto, por seu turno, anotou que a presença da companhia no território lourense é motivo de “grande satisfação”, uma vez que “nos vai permitir estar mais próximos dos “chefes” (os clientes). Além da criação de emprego local, continuamos a trabalhar para diariamente oferecer um sortido de produtos diferenciador, com a máxima qualidade. Acresce que esta nova abertura representa um importante passo na expansão da Mercadona, pois é a primeira das 10 aberturas previstas para este ano de 2025”.
Clientes são os “chefes”
Em declarações aos “Olhar Loures”, a responsável sublinhou que o Mercadona se diferencia dos demais retalhistas pelas particularidades desta cadeia, nomeadamente a atenção constante às necessidades de cada cliente em particular e pela insistência nos planos de formação intensiva dos trabalhadores, totalmente focados nos “chefes”, ou seja, os clientes.
“Nós apostamos fortemente na qualidade e consideramos que o cliente, o “chefe”, que vem às nossas lojas, deve ter uma boa experiência de compra, adquirindo produtos de qualidade.”
Ana Carreto revelou ainda que “é preocupação da empresa” estabelecer parcerias com empresas locais, e exemplifica com a venda no Mercadona de produtos alimentares produzidos nas empresas Gelpeixe e na Kilom, ambas do setor alimentar, mas assume que está em cima da mesa a probabilidade de haver mais acordos com outras empresas de Loures.
O primeiro supermercado Mercadona abriu em Portugal em julho de 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia. Com mais de cinco mil trabalhadores em Portugal, atualmente, a empresa tem lojas nos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal, Santarém, Viseu, Leiria, Lisboa e Coimbra. Passará, em 2024, a estar presente em mais dois (Guarda e Évora).
Ainda este ano, está prevista a abertura de uma nova loja no concelho de Loures, em Frielas.