Em março, o Museu da Amadora, na Falagueira, vai dinamizar uma programação cultural diversificada, onde se incluem visitas orientadas, oficinas e debates que convidam o público a conhecer melhor o património histórico e cultural da cidade.
O Museu da Amadora vai dinamizar, ao longo de todo o mês de março, uma programação cultural diversificada, com visitas orientadas, oficinas, debates, entre outras atividades. Uma delas será a reabertura do Núcleo Museológico do Moinho do Penedo, no próximo sábado, 8 de março, onde os visitantes poderão explorar um dos antigos moinhos que marcaram a história da moagem na região.
No dia 12 de março, está marcada uma visita ao Núcleo Museológico do Casal da Falagueira, onde estará patente a exposição “Amadora, Primeiro Município de Abril”, evocando a evolução do território antes e após o 25 de Abril de 1974. Nos dias 15 e 19 de março, a Casa Roque Gameiro recebe visitas guiadas, onde os participantes poderão descobrir a história e a arquitetura deste emblemático espaço, bem como a exposição dedicada à ilustradora Guida Ottolini.
Esta programação inclui ainda uma visita orientada ao Aqueduto das Águas Livres e às Mães d’Água, no dia 22 de março, onde os participantes poderão conhecer o interior desta estrutura histórica. No mesmo dia, realiza-se uma mesa-redonda sobre a obra de Guida Ottolini, contando com a participação de especialistas da área da ilustração. No dia 26 de março, haverá uma visita à Necrópole de Carenque, um dos mais importantes testemunhos arqueológicos da região, datado do Neolítico.
As exposições temporárias “Amadora, Primeiro Município de Abril” e “Todas as Cores. Guida Ottolini (1915-1992)” estarão patentes ao longo do mês e têm entrada livre. Já as restantes atividades requerem inscrição prévia e algumas têm custo associado. Contudo, para mais informações, os interessados podem entrar em contacto com o espaço através do e-mail museu@cm-amadora.pt ou pelo telefone 214 369 090.