A Câmara de Oeiras homenageou Fernando Gomes com nome de rua junto à Cidade do Futebol. O vice-presidente do Município agradeceu o trabalho do ex-presidente da FPF na valorização do território de Oeiras.
A Câmara Municipal de Oeiras não esquece o trabalho desenvolvido por Fernando Gomes na valorização do território, através da criação da Cidade do Futebol no concelho, e fez questão de atribuir o nome do ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a uma avenida que serpenteia a praça-forte das seleções nacionais de futebol, ligando a Cidade de Futebol à Arena Portugal.
Em cerimónia toponímica realizada no dia 26 de março, o vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, asseverou que esta homenagem é uma forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por Fernando Gomes nos 14 anos em que esteve à frente da Federação Portuguesa de Futebol, “na sua contribuição para a criação da Cidade do Futebol, na projeção do país e de Oeiras, sempre com uma relação muito próximo com este Município”.
“Maior presidente da FPF”
Francisco Rocha Gonçalves, que confessou “muita estima e amizade”, pelo agora presidente do Comité Olímpico de Portugal, lembrou o papel determinante de Fernando Gomes nos anos em que esteve na liderança da FPP, tanto na ascensão meteórica do futebol português ao êxito, como na valorização da marca Oeiras no panorama nacional e internacional.
“O nosso país tem um problema de reconhecimento, na hora certa, a quem muito faz por ele. O Dr. Fernando Gomes foi o maior presidente de uma federação desportiva portuguesa. Assisti, na altura eu ainda era um jovem autarca, quando o Dr. Fernando Gomes tomou posse como presidente da FPP, ao esforço hercúleo para a instalação Cidade do Futebol neste local, prosseguiu com a instalação do canal de televisão (Canal 11), depois na criação conjunta da Arena – só Deus sabe o que custou, só Deus sabe a coragem que é precisa em Portugal para fazer coisas — e o Dr. Fernando Gomes realizou e ganhou”, considerou o autarca.
E aproveitou a presença de Humberto Coelho, Toni (atual vice-presidente da FPF) e Pauleta, todos eles velhas glórias do futebol luso, para considerar que, no tempo em que eles foram estrelas, terem sido “apenas” espetadores de êxitos alheios – como jogadores da seleção – quando mereciam ter provado o sabor de uma grande vitória internacional pela seleção. “Aquilo que faltou ao Humberto, ao Toni e ao Pauleta, foi um líder como o Fernando Gomes”, porque foi durante a sua liderança que “Portugal começou a ganhar títulos internacionais”. “O Dr. Fernando Gomes trouxe organização, visão, coragem, muita coragem, e liderança”.
Para o vice-presidente da Câmara de Oeiras, para além da competência técnica ímpar, Fernando Gomes “é um homem com uma decência no trato e uma elegância, que são raras em Portugal”.
O autarca referiu ainda que se sentia “honrado” pela amizade com Fernando Gomes e lembrou que foi durante legado do homenageado que Portugal foi catapultado para um ciclo de conquistas “nunca antes visto”, como a vitória no Euro 2016 e as conquistas dos campeonatos do mundo de futebol de praia e de futsal. “É uma honra muito grande para o nosso Município ter colaborado com o Dr. Fernando Gomes e ter tido a oportunidade de dar o seu contributo para as vitórias nacionais. Só faltou ganhar uma coisa (o Mundial de Futebol), mas acreditamos que as sementes lançadas por Fernando Gomes irão dar fruto um dia”, apontou, lembrando que “foi em Oeiras que tudo começou”.
Fernando Gomes lembrou equipa da FPF
O homenageado, por seu turno, mostrou-se “sensibilizado” com a iniciativa. “É uma honra muito grande ter sido homenageado pela Câmara de Oeiras com a atribuição do meu nome a esta avenida. Mas gostaria que, para além de mim, constassem também os nomes dos jogadores, treinadores, dirigentes e os trabalhadores da Federação que, ao longo destes treze anos, nos ajudaram na construção deste legado que queremos deixar no futebol português e a Portugal”, referiu, sublinhando a “imensa gratidão” para com a autarquia “por esta manifestação de apreço” pelo trabalho desenvolvido.
Liderança pelo exemplo
O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, lembrou os tempos que fez parte da equipa de Fernando Gomes na FPF e acrescentou que, dessa época, ficou com uma certeza: “Fernando Gomes é um líder que lidera pelo exemplo. E esse tipo atitude contagia todos os que estão à sua volta”.
O governante considerou que o legado de Fernando Gomes jamais será apagado da história do futebol português, pois foi o seu trabalho “minucioso”, que significou uma verdadeira mudança interna na estrutura da FPF, abrindo caminho para uma profissionalização “nunca antes vista” no mundo do futebol nacional. E exemplificou com o trabalho da criação da certificação das entidades formadoras, mas também do desenvolvimento das equipas jovens da Seleção, assim como os patamares “excelência” alcançados pela Seleção Sénior das Quinas, que deve os seus triunfos à liderança de Fernando Gomes, segundo Pedro Dias.
O secretário de Estado do Desporto concluiu a intervenção afirmando que o ex-presidente da FPF “trouxe prestígio” para o futebol português.