Oeiras lança projeto pioneiro de medição de impacto social local

A iniciativa “Oeiras Community Valley” ajuda empresas a compreender o impacto das ações de responsabilidade social e já apresenta resultados de projeto-piloto levado a cabo na Campanha de Natal 2024.

O Município de Oeiras tem uma nova metodologia de medição de impacto social local aplicada a programas de responsabilidade social das empresas da região.

A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do “Oeiras Community Valley”, que promove as melhores práticas de cidadania empresarial entre organizações e empresas sediadas no concelho, dando agora um passo decisivo para o desenvolvimento comunitário, ao permitir compreender melhor o impacto das suas ações e o retorno social gerado a curto, médio e longo prazo.

Planeamento estratégico

De acordo com a CMO, trata-se também de um instrumento de planeamento estratégico que facilita a tomada de decisões informadas e promove o envolvimento ativo do tecido empresarial local em ações de responsabilidade social.

“A iniciativa está alinhada com a estratégia da Câmara Municipal de Oeiras de aplicar as melhores práticas de desenvolvimento territorial, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, explica a CML.

Teresa Bacelar, vereadora da Câmara Municipal de Oeiras, sustenta que esta medida pretende “medir o impacto é essencial para garantir que as nossas políticas produzem efeitos reais na vida das pessoas. E é precisamente da transformação da vida das pessoas que se trata o “Oeiras Community Valley”, ao permitir que diferentes agentes da sociedade civil trabalhem em conjunto e adotem práticas locais com impacto positivo no desenvolvimento de Oeiras”.


Avaliação de resultados

Este projeto de avaliação de impacto social teve o seu primeiro ensaio com um projeto-piloto durante a Campanha de Natal de 2024, iniciativa de doação de bens a famílias e instituições do concelho.

“Os resultados demonstraram um impacto significativo e mensurável em diversos níveis, destacando-se o aumento da autoestima e do sentimento de pertença entre os beneficiários, bem como um reforço da empatia e da compreensão face a situações de vulnerabilidade por parte dos colaboradores das empresas envolvidas”.

O modelo de avaliação foi desenvolvido em parceria com a Social Data LAB, entidade especializada na área de “business Intelligence”, e representa mais um passo do Município de Oeiras para se “afirmar como uma referência nacional em políticas públicas de integração social e desenvolvimento territorial, promovendo um ecossistema social mais consciente, colaborativo e transformador”, sustenta o Município.

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