RTP transmite as Festas de Lisboa durante três anos

EGEAC e RTP reforçam parceria e assumem transmissão dos Casamentos de Santo António e das Marchas Populares de Lisboa. Carlos Moedas sustenta que a RTP vai fazer “serviço público” ao retransmitir as Festas que são a “alma de Lisboa”.

Após consulta aos três operadores de canal aberto (RTP, SIC e TVI) para apresentação de propostas para a fixação e transmissão televisiva das Marchas Populares de Lisboa e Casamentos de Santo António foram recebidas as propostas da RTP e da TVI, tendo a seleção recaído sobre a RTP.

Ficam, assim, asseguradas as transmissões dos principais eventos culturais realizados no âmbito das Festas de Lisboa para os próximos três anos.

A cerimónia de assinatura do protocolo aconteceu hoje, dia 4 de abril, no Teatro Variedades, com Pedro Moreira, presidente da EGEAC, e Nicolau Santos, presidente da RTP, na presença de Carlos Moedas, presidente da CML.

O protocolo assegura as transmissões dos principais eventos culturais realizados no âmbito das Festas de Lisboa para os próximos três anos pela RTP. Ficam igualmente salvaguardadas a gravação e a transmissão de outras atividades culturais desenvolvidas pela empresa, designadamente grandes concertos e eventos em espaço público.

Relevância da cultura na cidade

O presidente da EGEAC, Pedro Moreira, agradeceu a presença do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, pois “demonstra, uma vez mais, a relevância que tem atribuído à cultura ao longo do seu mandato”, bem como “a sua dedicação e apoio contínuo” que “são fundamentais” para o desenvolvimento e a produção da riqueza cultural da capital.


De acordo com Pedro Moreira, a assinatura de este protocolo de difusão de dois dos mais importantes acontecimentos culturais na cidade, os Casamentos de Santo António e as Marchas Populares, significa que “estamos a salvaguardar as tradições lisboetas”.

Além disso, o acordo promove igualmente a inovação e o futuro, procurando novas formas de valorizar e divulgar a cultura na capital. “Este protocolo irá permitir o acompanhamento de toda a atividade cultural desenvolvida pelo universo da Lisboa Cultura, numa verdadeira missão de serviço público. Esta parceria reforça, assim, a nossa dedicação em oferecer aos lisboetas e aos portugueses o acesso às nossas melhores manifestações culturais, preservando a nossa identidade e promovendo o desenvolvimento cultural de Lisboa”.

“A alma de Lisboa”

Para Carlos Moedas, esta parceria representa um investimento de 1,5 milhões de euros, num acontecimento que é considerado como a “Alma de Lisboa”.

Segundo o edil, este acordo com a RTP, reflete “um trabalho extraordinário na emissão das Marchas, não só no dia, mas também nos dias anteriores no Pavilhão Altice Arena e nas ruas de Lisboa”.

Carlos Moedas não poupa nas palavras para elogiar o trabalho da televisão do Estado na divulgação dos acontecimentos culturais da cidade. “Quando a RTP trabalha tão próximo, e tão bem, estes eventos, dá gosto assinarmos um acordo que reforça estes laços com a televisão pública naquilo que é promoção da cultura em Lisboa, numa clara aposta deste executivo”.

O autarca lembra que o executivo tem estado a implementar uma série de medidas que estarão a contribuir para o reforço da dinâmica cultural da cidade. “Temos apostado muito na cultura, seja nos teatros, reativámos seis teatros em cada bairro, como o Maria Matos, seja naquilo que de melhor representa Lisboa em termos culturais. A cultura sempre foi a alma de Lisboa. E é isso que eu tento fazer todos os dias. Estou convicto que vamos ter uma Festas de Lisboa extraordinárias. A RTP trabalha muito bem as nossas festas e tradições e é isso que vamos continuar a fazer”, anotou.

“Casamento” abençoado

O presidente do conselho de administração da RTP, Nicolau Santos, aproveitou a metáfora da “chuva a abençoar os casamentos” – estava previsto a cerimónia ter sido realizada no Castelo de São Jorge, mas foi transferida para o Teatro Variedades devido à chuva – para desejar que a sorte e o sucesso bafejem a nova parceria entre a EGEAC e a RTP.

E afirmou que a retransmissão das Festas de Lisboa “é verdadeiro serviço público”, dado que os Casamentos de Santo António e as Marchas são a alma de Lisboa, “são intrinsecamente algo que tem a ver com a cidade, são algo intrinsecamente ligados ao trabalho da EGEAC”

Nicolau Santos disse, no mesmo âmbito, que, hoje em dia, em tempos tão conturbados, “é fundamental que os povos se afirmem através da cultura, seja ela nacional, seja ela específica das cidades, e estas manifestações são claramente de Lisboa, porque mais ninguém tem este tipo de manifestações culturais”.

O responsável assume que a RTP esteve em concorrência com outro operador, mas acredita que a estação pública vai saber corresponder, “com inovação e empenho”, transmitindo as Festas de Lisboa para os quatro cantos do mundo. “Vamos transmitir a Festa para Portugal e para as inúmeras comunidades de emigrantes de portugueses espalhados pelo mundo”, concluiu.

Quer comentar a notícia que leu?