A Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores portugueses

A Mercadona, empresa de supermercados espanhola, comprou em 2024 1.400 milhões de euros a fornecedores nacionais, mais 19% do que no ano anterior. Um volume de compras que acompanha o crescimento da empresa e que garante o abastecimento das mais de 60 lojas da empresa em território nacional e também algumas do país vizinho.

Em 5 anos, o retalhista espanhol já aumentou em 500% o seu volume de compras, tendo passado de um investimento de 217 milhões de euros para os atuais 1.400 milhões de euros, segundo os dados da empresa.

Com uma significativa aposta, em 2024, foram compradas 38.000 toneladas de tomate, 22 milhões de litros de leite, 4.500 toneladas de queijo das várias regiões produtoras do país, e chegaram todos os dias às lojas mais 2.300 toneladas de peixe fresco de lotas nacionais.
“Números que se têm revelado não só um motor de desenvolvimento económico e social, como também, e sobretudo, uma aposta da empresa na diferenciação”, refere a empresa.

Pedro Barraco, diretor da Cadeia Agroalimentar da Mercadona, refere que além do investimento direto, que resulta numa soma de mais de 4.500 milhões de euros em compras em cinco anos, “temos também vindo a consolidar a parceria com os diversos interfornecedores especialistas de Norte a Sul de Portugal, e inclusive ilhas”.

Produção nacional nos supermercados espanhóis

Como resultado de um crescimento partilhado, diz Pedro Barraco, foi também possível observar ao longo dos anos que “muitos dos nossos fornecedores têm realizado investimentos estratégicos de modo a aumentarem a sua capacidade produtiva e garantirem a qualidade dos produtos, gerando um contributo positivo na economia nacional e criando também mais empregos”.

“Muitos dos produtos nacionais que compramos como é o caso dos lácteos, fruta, legumes e padaria/pastelaria também chegam diariamente aos nossos clientes espanhóis, e assim, contribuímos também para a promoção dos nossos interfornecedores especialistas além-fronteiras”.


No distrito de Lisboa, a Mercadona trabalha com alguns fornecedores locais, como é o caso da Patrícia Pilar, da Lactifeita e da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa. Estes parceiros garantem o fornecimento de tomate pera e curgete, queijo fresco de vaca e requeijão de vaca e vinhos de marca própria, “contribuindo para uma oferta diversificada e de qualidade nas prateleiras dos seus supermercados”.

2025 com mais 10 supermercados

Em 2025, com a abertura de mais 10 supermercados em Portugal, terminando o ano com 70 supermercados abertos, e com o objetivo de oferecer os produtos mais frescos e com a máxima qualidade aos “chefes” (os clientes), a Mercadona “continuará focada no seu compromisso de desenvolvimento de uma cadeia agroalimentar sustentável”.

Com isto, a empresa “vai continuar a apostar no setor primário português e a desenvolver com os seus fornecedores relações estáveis, de compromisso, e a longo prazo, permitindo um crescimento sustentável para todos os elos da cadeia”, conclui.

Mercadona em Portugal

Após os primeiros 5 anos no país, a Mercadona conta com 7.000 empregos criados, através de contratos sem termo desde o primeiro dia e “salários atrativos”.

Segundo os dados da empresa, em 2024, a Mercadona realizou um investimento total de 219 milhões de euros em Portugal, atingiu um volume de vendas de 1.778 milhões de euros, e contribuiu com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia (Porto).

O projeto de internacionalização em Portugal continuou também a permitir à Mercadona realizar um trabalho muito próximo com a sua rede de fornecedores nacionais aos quais comprou, no decorrer desse ano, mais de 1.400 milhões de euros.

Para 2025, a empresa tem previsto um investimento de mais 157 milhões de euros e a abertura de 10 novas lojas.

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