Concelho de Loures vai ter 180 câmaras de vigilância em pontos estratégicos

O Município de Loures está a implementar um projeto de videovigilância, em colaboração com a PSP e a GNR, que prevê a instalação de 180 câmaras de vigilância em pontos estratégicos do concelho.

Esta medida, segundo a autarquia, tem como principal objetivo reforçar a segurança pública, promovendo um ambiente mais seguro e dissuasor de comportamentos ilícitos em todo o território municipal.

Em vídeo partilhado no Facebook, o presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, sustenta que Loures “é um concelho de famílias de trabalhadores e de vizinhos que se conhecem”, mas explica que “a segurança de todos é essencial para que possamos viver com mais qualidade e confiança no futuro. Por isso, estamos já a avançar com a colocação de câmaras de videovigilância nos locais estratégicos das freguesias do concelho.”

Articulação com as forças policiais

O sistema de videovigilância, articulado com a PSP e GNR, será distribuído pelas diversas freguesias do concelho, com a seleção dos locais a ser feita com base em critérios técnicos definidos pelas forças de segurança, nomeadamente zonas com maior incidência de ocorrências ou com grande fluxo de pessoas.

No mesmo âmbito, Ricardo Leão lembra que o “reforço da segurança é prioridade no concelho” e que, para isso, já assinou um protocolo com a PSP para a aquisição de mais seis viaturas para reforçar o patrulhamento no território.

A instalação das câmaras integra um plano mais amplo de reforço da segurança urbana, articulado com ações de proximidade, reforço de patrulhamento e monitorização, tendo por base uma lógica de prevenção e resposta rápida a situações de risco.


Quer comentar a notícia que leu?