Tindersticks e Benjamin Clementine atuam no Ageas Cooljazz

Ageas Cooljazz vai animar as noites quentes de julho em Cascais. O cartaz já está fechado e traz grandes nomes da cena musical internacional a Cascais. Tindersticks, Benjamin Clementine e Seal são cabeças de cartaz, mas a organização não esquece a matriz jazzística do festival, trazendo nomes vibrantes do Jazz internacional, como Ezra Collective e Jordan Rakei.

A edição de 2025 do Ageas Cooljazz já tem o cartaz fechado. Aos domingos, o palco das Cascais Lazy Sundays estreia um novo e maior local: o Jardim da Parada, situado em frente à entrada do festival, no coração do Bairro dos Museus. Esta mudança acompanha o crescimento do palco Cascais Lazy Sundays, que volta a oferecer uma programação gratuita e uma atmosfera descontraída, diz a organização.

O palco Cascais Jazz Sessions recebe três novos e surpreendentes projetos de jazz, enquanto as Late Nights apresentam uma seleção vibrante de DJs, que transformam o final das noites numa pista de dança a céu aberto. De 4 a 31 de julho, no Hipódromo Manuel Possolo, Parque Marechal Carmona e Jardim da Parada.

“A programação do Ageas Cooljazz 2025 reflete uma diversidade musical da qual nos orgulhamos profundamente. Ao longo de 11 dias, celebramos a música, os artistas e o público nos cenários únicos e inspiradores de Cascais. Esta edição marca um passo importante com a ampliação do espaço dedicado à programação gratuita do palco Cascais Lazy Sundays – um formato que tem registado um crescimento notável de público ano após ano. Em 2025, reforçamos também o nosso compromisso com a sustentabilidade, atuando de forma consistente nas vertentes social, ambiental e económica”, refere Karla Campos, CEO da Live Experiences e promotora do festival Ageas Cooljazz.

Dois nomes incontornáveis do Indie atuam no festival

Tindersticks e Benjamin Clementine são dois dos nomes internacionais mais esperados pelos melómanos que estarão presentes no festival.

Benjamin Clementine é um fenómeno mundial. A sua música melancólica e poética lembra, em alguns temas, Nina Simone. Com uma voz poderosa e profundamente marcada pela dor, Benjamin Clementine é considerado por muitos especialistas como um músico genial.

A história de vida do músico de origem africana é digna de um filme de Hollywood (ou do cinema francês). Aos 16 anos, após o divórcio dos pais, de origem ganesa, mudou-se para Paris, vivendo em condições precárias. Durante largos anos, foi sem-abrigo na “cidade luz”, tocando nas ruas e no metro. A sua música, profundamente original e poética, seria descoberta por um agente, que o ajudou a pôr a carreira em marcha, catapultando-o para os grandes palcos internacionais. O músico sobe ao palco no dia 4 de julho.

Os Tindersticks são uma das bandas com maior ligação ao público português que se deixa embrenhar pelos sons da música alternativa, denominada Indie. Formados em Nottingham, em 1991, por Stuart Staples, David Boulter e Neil Fraser, conquistaram a pulso uma legião de seguidores, sendo Portugal um dos países onde são mais apreciados.

Fã de Tom Waits, David Bowie e Go-Betweens, Stuart Staples é “frontman” da banda de Nottingham e o mais reconhecido dos membros do grupo. Com uma voz de barítono, profundamente melancólico, canta de olhos cerrados e num tom quase confessional, a lembrar a expressão dramática de muitos fadistas. Talvez por isso seja uma espécie de ídolo Indie dos fãs portugueses. Atuam no dia 26 de julho.

Concertos gratuitos

Este ano, o palco Cascais Lazy Sundays ganha um novo espaço, o emblemático Jardim da Parada, em Cascais. Com maior capacidade para acolher público, as tardes de domingo passam a contar com uma programação musical eclética e de acesso gratuito. Em julho, o Ageas Cooljazz convida Ana Moreira (6 de julho), Catarina Moreira & Amigos (13 de julho), Leonor Caldeira & Manuel Cardoso (20 de julho) e Diogo Beja (27 de julho) para animar os domingos com música e boa disposição. Esta programação gratuita, que se estende por todos os domingos do mês de julho, é possível graças à parceria com a Câmara Municipal de Cascais.

“Em Cascais olhamos para a Cultura como parte importante do desenvolvimento do concelho. Por isso, apostamos na promoção de eventos de elevada qualidade e padrões e que, além de contribuírem para uma maior riqueza cultural junto da nossa comunidade, são fundamentais na dinamização da nossa economia local. O Ageas Cooljazz é, sem dúvida, um dos melhores exemplos deste posicionamento. Traz ao coração da nossa vila, grandes nomes da arte e milhares de visitantes”, sublinha Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais

Jazz português

Com quatro concertos por noite, o Ageas Cooljazz conta com uma programação diversificada com artistas nacionais e internacionais. Os concertos começam no palco das Cascais Jazz Sessions, situado no Parque Marechal Carmona, com sete projetos de Jazz português. Os Plasticine (4 julho), B£RLIM (15 julho) e Quarteto de Areia (26 julho), vencedores do concurso de talentos em parceria com a Smooth Fm, juntam-se a Beatriz Nunes, Isabel Rato, Bokor e Razy, para apresentar a multiplicidade do jazz português.

O palco Ageas recebe inúmeras estreias como Benjamin Clementine e Rita Vian (4 julho), Seal e Margarida Campelo (12 julho), Ezra Collective e Jordan Rakei (15 julho), Gilsons e Jota.Pê (17 julho), Slow J e Silly (23 julho), Tindersticks e Ganso (26 julho), Masego e Amaura (31 de julho).

“No Grupo Ageas Portugal, acreditamos que a Cultura é fundamental para uma Sociedade mais vibrante e dinâmica. O Ageas Cooljazz é um exemplo de como a música cria momentos de encontro, valoriza o talento artístico e promove experiências únicas. Para nós, apoiar este festival é mais do que uma parceria; é um reflexo da nossa visão sobre o papel central da Cultura em inspirar, conectar e enriquecer comunidades. Continuaremos a investir em iniciativas que celebram a arte e contribuem para um Portugal culturalmente diverso”, diz Teresa Thöbe, responsável de Marca, Patrocínios e Parcerias do Grupo Ageas Portugal.

Pista ao ar livre

As Late Nights voltam ao Parque Marechal Carmona para uma pista de dança ao ar livre. A edição de 2025 é marcada por sete estreias na mesa de mistura do Ageas Cooljazz. Mafalda Nunes (4 julho), Groove Armada (12 julho), Luís Oliveira (15 julho), Rita Lig (17 julho), Allexia (23 julho), Rui Maia (26 julho) e Peter Castro (31 julho) são as confirmações que vão encerrar cada um dos dias do festival.

O Ageas Cooljazz tem 4 Concertos por noite. Com abertura de portas às 19h, as Cascais Jazz Sessions by Smooth FM têm início às 20h no Anfiteatro do Parque Marechal Carmona, depois, no Palco Ageas, o primeiro Concerto seguindo-se o Grande Concerto no mesmo palco. Após o término do grande concerto no palco Ageas, as Late Nights arrancam no Anfiteatro do Parque Marechal Carmona.

O Ageas Cool Jazz inicia-se no dia 4 de julho e termina no dia 31 do mesmo mês.

Foto: Câmara Municipal de Cascais

Quer comentar a notícia que leu?