Loures continua a apostar na habitação, segurança e saúde.

Ricardo Leão, que já anunciou oficialmente a sua recandidatura à presidência da Câmara Municipal de Loures, revelou, durante a sessão solene de atribuição das Condecorações Municipais, que vai continuar a apostar na saúde, segurança, mobilidade e na construção de habitação a custos acessíveis, mantendo a firmeza nas suas convicções quanto à implementação da justiça social.

O presidente da Câmara de Loures, que se vai recandidatar ao cargo, sob o mote: “Sim, continuar a fazer. Juntos”, afirmou, referindo-se às demolições no Bairro do Talude, que viveu “situações bastante desafiantes, que implicaram sacrifícios, sobretudo às minhas filhas e restante família”, porque acreditou “sempre na matriz e ideais humanistas com que cresci, mantendo a firmeza nas minhas convicções quanto à implementação da justiça social”.

Estas afirmações de Ricardo Leão foram efetuadas sábado (26 de julho) durante a sessão solene de atribuição das Condecorações Municipais, no âmbito das comemorações do 139º aniversário do concelho. O autarca, que considerou importante “tornar vivas as qualidades fundamentais das pessoas e das organizações que melhor têm contribuído para a humanização do concelho”, elencou todo o trabalho que o seu executivo tem realizado em Loures desde 2021.

Segundo Ricardo Leão, o atual executivo investiu “na esperança, ao invés do espírito da reivindicação permanente”, exaltou “o compromisso, ao invés das constantes promessas” e acreditou na “determinação e audácia para conquistar a confiança das pessoas”.

A ausência de oferta habitacional, o arrendamento e a aquisição a preços incomportáveis que têm levado à edificação de construções precárias, num ato limite de quem não vê alternativa para aceder a um alojamento condigno, foi um dos temas abordados por Ricardo Leão que não se coibiu de realçar o trabalho que o seu executivo realizou na promoção de habitação acessível para todos.

Habitação para todos

Sem fugir às suas responsabilidades neste sector, Ricardo Leão salientou que “na Habitação, queremos direitos e deveres iguais para todos”. E, por isso, criou o Plano Extraordinário de Recuperação de Créditos e Regularização de Dívidas da Habitação Municipal, lembrando: “se em 2021 a taxa de incumprimento era de 55%, hoje é de 17%” e que dos “125 milhões de euros que candidatamos ao PRR, vimos aprovados 68 milhões de euros para investirmos no parque habitacional municipal”.

No apoio à habitação para os jovens, todos os anos a autarquia tem reforçado a dotação orçamental da medida de apoio financeiro à habitação jovem, criado em 2022, aumentando sucessivamente o número de agregados familiares apoiados”, explicou Ricardo Leão, salientando que, paralelamente, foi criado o Programa Habitação +35.

Estes dois programas, dirigidos de forma complementar aos jovens e à classe média, representaram um investimento municipal de meio milhão de euros em 2025. O edil acrescentou que, em 2026, vão continuar a apoiar ainda mais munícipes, reservando 1 milhão de euros.

“Estamos apostados em criar habitação a custos acessíveis, tendo já lançado o concurso público para direito de superfície com o intuito de dirigir parte dessa construção ao arrendamento acessível”, sublinhou, admitindo: “tenho vivido situações bastante desafiantes, que implicaram sacrifícios, sobretudo às minhas filhas e restante família. Foram decisões que exigiram muita coragem. Acreditei sempre na matriz e ideais humanistas com que cresci, mantendo a firmeza nas minhas convicções quanto à implementação da justiça social”.

Investimento na saúde

Já em jeito de balanço ao seu mandato, Ricardo Leão analisou os investimentos realizados na saúde, sublinhando que têm sido realizados investimentos “nunca antes sentido no Município de Loures”.

“São 23 milhões de euros pensados para os cerca de 60 mil utentes que virão a beneficiar das respostas criadas: pela nova unidade de saúde do Catujal, já inaugurada; pela nova Unidade de Saúde de Santo Antão do Tojal, a inaugurar muito em breve; pela nova Unidade de Saúde da Bobadela e pela nova Unidade de Saúde de Camarate, que estão em obra”, recordou.

Segundo o autarca, estão também programadas obras de remodelação e beneficiação em 8 unidades de saúde já existentes.

Mobilidade

Mas para que a população tenha qualidade de vida em meio urbano, a autarquia tem apostado na mobilidade. Segundo garante Ricardo Leão, “nada mais estará como dantes”, referindo-se à LIOS Oriental.

“Apostamos na sua redefinição e optámos pelo modo BRT, passando a servir as freguesias de Moscavide, Portela, Sacavém e Bobadela. Aumentamos assim a oferta de transporte público para cerca de 90 mil habitantes da zona oriental do concelho”, defendeu, salientando que o sistema entrará em funcionamento em 2028/2029.

A extensão da linha Violeta a Loures, cuja obra se prevê adjudicada em setembro deste ano, e que implicará um investimento de 677,5 milhões de euros, foi outro dos temas abordados.

Da operação metropolitana para a melhoria da rede de transportes públicos, em funcionamento desde 2019, a Câmara Municipal assume um investimento anual na ordem dos 4 milhões de euros, salvaguardando a sua utilização por cada vez mais passageiros, lembrou.

Educação

Em termos de reabilitação de estabelecimentos de ensino, o autarca socialista lembrou que, no lote das escolas negociadas, já foram aprovados os projetos de execução e aguarda-se a abertura dos avisos de financiamento pelo Governo para o lançamento de obras em novas 6 escolas.”

A ambição por uma escola pública de qualidade tem superado os compromissos eleitorais de outros tempos e, por isso, existem “muitos projetos para a área da Educação, onde o PIR reserva um investimento de 105 milhões de euros”, enumerando as várias escolas no concelho que estão a ser alvo de obras de reabilitação, nomeadamente em Santo António dos Cavaleiros e Frielas, Frielas (concurso a ser lançado em agosto), Camarate, Unhos e Apelação, Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela e Portela da Azóia.

Neste momento, segundo revelou, está em curso a obra de remodelação e ampliação da Escola Básica do Infantado, no valor de 6 milhões de euros.

Segurança

Após anunciar que vai ser lançado, brevemente, o concurso para a construção do quartel da GNR em Bucelas, uma obra estimada em mais de 2 milhões de euros, Ricardo Leão revelou que foram investidos “150 mil euros na assinatura de um protocolo de colaboração com a PSP e com as Freguesias para a aquisição de 6 novas viaturas e manutenção de outras 6, para utilização por esses mesmos agentes no município”.

O autarca de Loures realçou que o serviço da Polícia Municipal de Loures está cada vez mais consolidado, designadamente: na prevenção; em dar visibilidade ao que a Lei determina; e em garantir uma resposta de proximidade à população.

“Temos já identificados os locais estratégicos que servirão à instalação das cerca de 230 câmaras do sistema de videoproteção no Município”, acrescentou, lembrando que foi adquirido o edifício das instalações do ex-externato de São José, em Sacavém, com capacidade para 20 alojamentos, para assegurar o acolhimento digno aos agentes da PSP.

Em relação aos bombeiros adiantou que a “nossa relação com as Corporações de Bombeiros tem-se regido por uma visão institucional, virada para o futuro”, destacando que, em 2021, estavam formadas apenas 3 equipas de intervenção permanente, excluindo-se as restantes 4 corporações de bombeiros e que, agora, existem 2 EIP por Corporação, num total de 14, aguardando-se a resposta do Governo “à nossa manifestação de interesse em constituir mais uma EIP para cada Associação Humanitária, ou seja, mais 7”.

Descarregue e leia a edição impressa Olhar Loures - 3º Trimestre no seu computador ou equipamento móvel.

Quer comentar a notícia que leu?