Isaltino Morais, presidente de câmara e influenciador de massas

Isaltino Morais, presidente de Câmara de Oeiras, transformou-se num fenómeno das redes sociais. É seguido por 75 mil pessoas no Instagram, que acompanham as aventuras gastronómicas do autarca foodie no concelho. Os empresários da restauração agradecem a publicidade gratuita e sustentam que o impacto da promoção presidencial impacta positivamente na faturação das suas casas.

Os empresários de restauração de Oeiras esfregam as mãos de felicidade e admitem que o carisma e os conselhos gastronómicos de Isaltino sobre os seus restaurantes têm contribuído para o aumento significativo do número de refeições servidas diariamente.

Há poucas semanas, um senhor sexagenário andava, meio perdido, dentro de Mercado Municipal de Carnaxide a perguntar se alguém conhecia o restaurante de que o “presidente Isaltino tinha falado nos seus vídeos” que “estava localizado dentro do Mercado”.  Munido de um papel onde tinha rasurado o nome do restaurante, o homem justificava que iria seguir a recomendação do autarca, que se tornou um fenómeno nas redes sociais, uma vez que os “conselhos gastronómicos do Dr. Isaltino são sempre uma boa opção”, segundo disse.

O “seguidor” de Isaltino Morais acrescentou que iria receber a visita de uns amigos de Coimbra e que os queria convidar a comer num restaurante diferenciado. “Vi os vídeos do presidente com muita atenção e ainda bem que publicou o vídeo de um restaurante de Carnaxide, onde eu moro, para poder mostrar aos meus amigos que também temos restaurantes de bom nível no sítio onde vivo”, referiu.

Tratava-se do restaurante Melhor dos Prazeres, aberto há poucos meses, mas que já conquistou o seu espaço na restauração de gama média/alta na freguesia — explorado pelo casal Prazeres, nascidos em Queijas, tem um tipo de oferta gastronómica em que atenção ao produto de qualidade e na excelência do atendimento tem vindo a conquistar cada vez mais clientela.

Polémica que transformou autarca em influencer

Ninguém diria, mas foi devido a uma polémica que o presidente da Câmara de Oeiras se tornou um influencer de sucesso. Estávamos em setembro de 2023 e viria a público uma polémica relacionada com o valor de almoços de trabalho da Câmara Municipal de Oeiras. De forma inusitada, Isaltino Morais aproveitou para responder aos detratores, apontando vários dos seus restaurantes favoritos do concelho nos seus vídeos.

A lista citava 51 espaços, destacando algumas das especialidades de cada um. A verdade é que acabou por tornar-se, inesperadamente, num guia gastronómico local. Muitos desses restaurantes duplicaram as reservas nas semanas seguintes e viram os pratos referidos pelo autarca liderar os pedidos.

Fenómeno com 75 mil seguidores  

Isaltino Morais passaria a ganhar uma legião de seguidores no Instagram – há pouco tempo festejou a marca dos 75 mil seguidores publicando um vídeo onde se regozija com a conquista, apagando as velas de um bolo, com uma alusão aos 75 mil seguidores –, convertendo-se no influencer digital de sucesso, que tanto faz uma visita ao tasco mais humilde como aos vários restaurantes de topo do concelho.

O “Olhar Oeiras” conversou com os proprietários do restaurante o Melhor dos Prazeres sobre o impacto da visita de Isaltino Morais no seu negócio. Maria João Prazeres começa por esclarecer que o “o sr. presidente pagou a conta como um cliente normal”, e conta que o impacto da visita de Isaltino Morais, acompanhando da vereadora Joana Baptista e do presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, Inigo Pereira, “foi muito positivo” e que contribuiu para o aumento da faturação do restaurante.

“O presidente Isaltino é uma pessoa que, para além de todas as tarefas que tem, ajudado a promover o seu concelho. A vinda dele ao nosso restaurante acabou por incrementar as nossas vendas, que se têm notado ao final do mês”, sustenta a coproprietária do Melhor dos Prazeres.

Cardápio aprovado pelo “selo” de garantia de Isaltino

Aos almoços, o restaurante trabalha com ementas do dia, mas também à carta. No vídeo dedicado a este espaço de restauração de Carnaxide, Isaltino Morais fez vários pedidos, que não constavam nos dois pratos do dia, como uns croquetes acompanhados de um molho especial da casa, “que estavam uma delicia”, mas também uma salada de polvo, em que o “polvo está no ponto”, e outra de legumes com queijo de cabra, prosseguindo o cardápio com carne grelhada, que o autarca considerou “uma maravilha”. No final da refeição, Isaltino Morais deu o seu vaticínio de foodie: “Está aprovado” e recomenda-se.

Promoção da restauração local

Maria João Prazeres considera que este tipo de iniciativas do autarca tem ajudado o comércio local da restauração a “faturar mais”, reforçando que o Isaltino Morais “pagou a sua conta, não foi nada chato, e veio para promover a restauração do seu concelho. As pessoas perguntam-me se ele pagou a conta, ao que lhe respondo que pagou tudo e foi um cliente como outro qualquer”.

Maria João Prazeres ressalva que foram os próprios clientes que sugeriram na página do Instagram de Isaltino Morais uma visita ao Melhor dos Prazeres. “Este tipo de ações é muito positivo para os restaurantes do concelho. Alguns, até tiveram que acrescentar esplanadas para receber os novos clientes que vieram por influência do presidente, o que é sempre bom, porque quem tem estas casas quer ter dinheiro para pagar as contas no fim do mês”.

Restaurante “gourmet” a preços simpáticos

O chef Ricardo Prazeres tem um currículo digno de fazer de corar de vergonha muitos dos nomes mais “sonantes” da cozinha em Portugal. Para além de ter trabalhado como chef no mítico restaurante lisboeta Galeto durante largos anos, foi também o head chef do Sport Lisboa e Benfica, ou seja, o responsável máximo pela preparação da alimentação das várias equipas do clube das “águias”. “Preparava cerca de 700 refeições diárias para os atletas e staff do Benfica”, conta.

Aberto há um ano, a aposta do casal de empreendedores revelar-se-ia como “o passo certo”, dado que clientela “não tem faltado” e o restaurante Melhor dos Prazeres está a conseguir ganhar o seu espaço de afirmação dentro (e fora) de Carnaxide. Com uma oferta diversificada e em que se aposta em produtos de excelência, como a carne maturada, tem cada vez mais clientes, sedentos de novidade e de uma refeição que esteja ao nível “dos grandes restaurantes de Lisboa”, mas com preços “bem mais comedidos”.

Quer comentar a notícia que leu?