O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, recusou avançar com o conceito de feira popular e priorizou a construção de “um parque verde com equipamentos para as pessoas”, que vai ser inaugurado este sábado. A empreitada do novo parque verde de Carnide começou em 2016, no âmbito do projeto do anterior executivo municipal, sob presidência do PS, para a construção de uma feira popular.
O novo parque verde na freguesia lisboeta de Carnide, com mais de 17 hectares, vai ser inaugurado no sábado, com a dinamização de várias atividades, inclusive música, jogos didáticos e uma “cãominhada”, anunciou a Câmara de Lisboa. Esta inauguração afasta, de vez, a possibilidade de Lisboa voltar a ter uma Feira Popular, porque, como diz Moedas, a sua posição política é ter no espaço do projeto da Feira Popular em Carnide “um parque verde”, sublinhando que isso “é o que as pessoas que ali vivem querem. Portanto, isso é o que faz sentido”.
“Venha conhecer o novo parque verde da cidade”, convida a autarquia, referindo que a inauguração deste espaço em Carnide, onde se previa o projeto de uma feira popular, está agendada para este sábado e conta com várias atividades ao longo do dia, das 09:00 às 19:00, com acesso gratuito.
Prevê-se um eco mercado, com produtores de artigos biológicos, artesanais e amigos do ambiente, assim como um espaço interativo, com jogos didáticos da proteção civil sobre segurança e emergência.
“Aproveite o espaço de descanso com sombras e faça um piquenique, traga o seu amigo de quatro patas para uma ‘cãominhada’, assista a espetáculos de música, dança e teatro. Participe em oficinas e ‘ateliers’ sobre biodiversidade, reciclagem, compostagem e bem-estar, em jogos e atividades desportivas organizadas por associações e clubes locais”, desafia o município.
De acordo com a Câmara de Lisboa, o Parque Verde de Carnide é um espaço verde com 17,5 hectares que “devolve a natureza à cidade, servindo não apenas como um local de lazer, mas também como um importante exemplo de renaturalização urbana”.
“O parque foi projetado para valorizar a biodiversidade, melhorar a qualidade ambiental e aumentar a resiliência climática de Lisboa”, realça.
Para a Junta de Freguesia de Carnide, este novo espaço verde “promete transformar a qualidade de vida residencial” e representa um dos mais significativos investimentos recentes na valorização do espaço público deste território na zona norte da capital.
O Parque Verde de Carnide, segundo a Junta de Freguesia, foi projetado como um espaço multifuncional e intergeracional, preparado para acolher atividades culturais, desportivas, de lazer e convívio comunitário, assumindo-se como um importante ponto de encontro para residentes e visitantes.