Inaugurado novo alojamento para professores deslocados em Oeiras

O Município de Oeiras inaugurou, dia 14 de outubro, em Linda-a-Pastora um novo alojamento de tipologia T3 destinado a professores que, embora oriundos de outras regiões do país, escolhem lecionar nas escolas públicas do concelho.

O edifício, agora reabilitado, oferece um fogo habitacional de três quartos com casa de banho privativa, cozinha, sala e um pátio exterior, permitindo ao Município acolher mais três docentes e garantir o conforto essencial à sua estabilidade e sucesso profissional.

A intervenção de 266.500,00€, realizada pela autarquia no âmbito do Plano Municipal de Alojamento Apoiado para Docentes, contemplou a requalificação integral do exterior do edifício, onde também funciona a sede da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, e dos espaços envolventes.

Com mais esta oferta, Oeiras “reafirma o seu compromisso com a educação e com a formação das novas gerações”, diz Isaltino Morais.

Dar condições de dignidade aos professores

Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, percorreu um dos apartamentos e explicou que esta nova “Casa dos Professores” “é do máximo conforto” e surge como resposta do município para apoiar os docentes que têm dificuldades em encontrar casa no concelho devido aos preços elevados do mercado imobiliário.

“Muitas vezes, os professores deslocados, que vêm de Bragança, Vila Real, Guarda ou Viseu são confrontados com a necessidade de pagar um simples quarto a 400 ou 500 euros, uma despesa que representa quase metade do seu vencimento. Nós aqui procuramos dar condições de dignidade aos professores que vêm trabalhar para o concelho”, explicou o edil, acrescentando que está em equação alargar este programa de ação social a outras categorias profissionais, como médicos ou agentes de autoridade.

O projeto, que já incluía alojamentos como a “Casa do General”, a “Casa dos Sargentos” e a “Casa dos Oficiais”, está a expandir-se, com previsão de aumentar a oferta para cerca de 50 quartos em 2025.

As unidades incluem quartos individuais, áreas comuns e são alugados aos professores por uma renda acessível, ajudando-os a fixarem-se no concelho.  O valor da renda mensal é de 150 euros, com tudo incluído.

Quer comentar a notícia que leu?