Movimento de cidadãos derrotou o PS e o Chega no Montijo

O PS liderou a Câmara do Montijo durante 28 anos e o Chega esteve à frente na noite eleitoral até largas horas. Venceu um grupo de cidadãos encabeçado pelo presidente de junta antes eleito pelo PS. Fernando Caria ganhava assim a Câmara Municipal ao PS.

O concelho do Montijo viveu este domingo uma mudança histórica. Fernando Caria, líder do movimento independente “Montijo com Visão e Coração”, conquistou a presidência da Câmara Municipal, pondo termo a 28 anos consecutivos de governação do Partido Socialista.

A vitória alcançada com maioria relativa, marca uma viragem significativa na política local. De facto, a derrota do PS, que liderava a autarquia desde 1997, representa um fim de ciclo político e o início de uma nova etapa para o município.

Fernando Caria deverá tomar posse nas próximas semanas, assumindo a presidência com o compromisso de governar “com visão e com coração”.

Fernando Caria exerceu o cargo de presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro durante três mandatos, eleito pelo PS. No entanto avançou nestas eleições com a candidatura independente, e venceu.

A vitória do ‘Montijo com Visão e Coração’ modifica o panorama do executivo camarário montijense, obtendo 3 mandatos; com o Chega a obter 2 mandatos, e o PS, até agora o partido que liderava o município, a ficar apenas com 1 mandato, tal como o PSD.

Na Assembleia Municipal, o panorama político também sofreu alterações com a vitória do Chega, a obter 6 mandatos; o Movimento Visão e Coração, com 6 mandatos; o PSD com 4 mandatos; o PS com 3 mandatos; a CDU com 1 mandato e o Livre com 1 mandato.

Em relação à gestão das Juntas de Freguesia, o movimento de Fernando Caria venceu na União das freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Sarilhos Grandes. O Chega irá assumir a liderança da União das freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia e o PSD a Junta de Freguesia de Canha.

Quer comentar a notícia que leu?