Com a realização da prova desportiva Ironman, que leva os atletas aos limites das suas forças, a Avenida Marginal vai estar encerrada ao trânsito durante todo o dia de sábado, dia 18 de outubro, entre as 08:00 e as 19:00.
Esta competição realiza-se no concelho de Cascais, estimando-se a participação de cerca de 4.000 participantes que ainda percorrem os concelhos de Lisboa, Oeiras e Sintra, no seu percurso de ciclismo.
Além do encerramento na Avenida Marginal, também o acesso à tribuna do Estádio Nacional entre o Alto da Boa Viagem vai estar encerrado no mesmo período.
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informou que, a partir de hoje, e até domingo, 19 de outubro, estão em vigor condicionamentos à circulação rodoviária nos concelhos de Cascais, Oeiras e Lisboa, devido à realização da prova.
A competição, que tem lugar no sábado, 18 de outubro, envolve cortes totais e parciais em dezenas de vias, afetando tanto o litoral como zonas urbanas e residenciais. A PSP recomenda que os condutores privilegiem o uso de transportes públicos e planeiem as deslocações com antecedência ou, em alternativa, que os condutores façam uso das aplicações de GPS para saberem exatamente onde se pode circular.
Cascais com o maior número de restrições
O concelho de Cascais concentra a maioria dos condicionamentos, que começaram já esta madrugada.
Entre as 02h00 e as 24h00 de hoje, estão cortadas as principais vias junto à Baía e à Marina de Cascais, incluindo o Passeio D. Luís I, a Avenida D. Carlos I, a Alameda Combatentes da Grande Guerra (até ao Jardim Visconde da Luz) e a Avenida Rei Humberto II de Itália (entre o Centro Cultural e a Marina de Cascais).
Estas restrições prolongam-se igualmente no sábado, coincidindo com a realização da prova.
No sábado, a Avenida Marginal estará encerrada entre as 08h00 e as 19h30, e em Carcavelos, a N6/7 e a Avenida Conde Riba d’Ave estarão fechadas entre as 08h00 e as 18h00.
Oeiras com limitações na Marginal e vias principais
No concelho de Oeiras, as restrições concentram-se no sábado, 18 de outubro. A Estrada Nacional 6 (Avenida Marginal) estará cortada entre Algés e o limite com o concelho de Cascais, afetando igualmente o Alto da Boa Viagem (EN6-3), a Avenida Ivens (Cruz Quebrada – Dafundo), a Alameda Alto da Barra, e a Estrada da Medrosa.
Estão também previstas limitações no acesso à Marginal pela CRIL (IC17) e o encerramento de vários parques de estacionamento ao longo do percurso, cujo acesso só é possível através da EN6.
Zona ribeirinha de Lisboa com cortes
Na cidade de Lisboa, o trânsito estará interrompido na Avenida da Índia até ao Largo de Santos, no sábado, 18 de outubro.
A PSP sublinha que este corte poderá afetar significativamente a circulação junto à zona ribeirinha e alerta os condutores para planear percursos alternativos.
Prova de resistência levado ao limite
Este tipo de competições de endurance extremo surgiu no Havai, em 1978, baseado num desafio para descobrir qual seria o atleta mais completo entre nadadores, ciclistas e corredores de longa distância.
A prova Ironman é um dos desafios desportivos mais duros do mundo. O Ironman é um triatlo de longa distância que combina natação, ciclismo e corrida, exigindo grande resistência física e mental dos atletas. A prova completa inclui 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida.
É considerado um teste extremo de resistência física e mental, exigindo treino rigoroso, disciplina e nutrição adequada.
O tempo médio de conclusão deste tipo de provas é de aproximadamente 12 horas e 35 minutos, com médias diferentes para homens (cerca de 12h38min) e mulheres (cerca de 13h35min). Quem conseguir concluir a prova antes das 17 horas, pode contar aos netos que descendem de um “homem/ mulher de ferro”.