Tomás Gonçalves candidata-se à Junta de Freguesia de Alvalade

A freguesia de Alvalade é atualmente presidida por Tomás Gonçalves, que assumiu o cargo a partir de 1 de setembro de 2024, substituindo José Amaral Lopes. A mudança ocorreu na sequência da nomeação de José Amaral Lopes para exercer funções de adido técnico principal na área da Cultura na Embaixada de Portugal em Maputo. Tomás Gonçalves apresentou a sua candidatura à freguesia de Alvalade no quiosque da Mata (Parque José Gomes Ferreira).

Simbolicamente o candidato daPor Ti Lisboa” á Junta de Freguesia de Alvalade apresentou a sua candidatura no quiosque da Mata, como forma de ajudar o proprietário que esteve mais de duas semanas fechado em virtude do estado de emergência em agosto, prometendo um ”desenvolvimento sustentado da freguesia apoiado no diálogo constante, nas respostas e na proximidade com as forças vivas locais — sejam elas educativas, culturais, sociais, religiosas ou desportivas — e também com o comércio, com as associações de moradores, com os trabalhadores e com os vizinhos que se preocupam com a vida do bairro”.

É esta proximidade que, segundo o candidato, ”permite continuar a construir Alvalade e a promover o seu desenvolvimento”.

Tomás Gonçalves é vogal da Junta de Freguesia de Alvalade desde outubro de 2021, licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Católica Lisbon – Business Scholl, pós-graduado em Controlo de Gestão e Performance e mestre em Contabilidade pelo ISCTE-IUL, o ainda presidente tem como principal objetivo ”o bem-estar da comunidade”, das pessoas que residem, estudam, trabalham e visitam Alvalade. ”São elas a razão do nosso esforço diário, e assim pretendemos continuar”, refere.

Valorizando acima de tudo a qualidade de vida, Tomás Gonçalves garante ”a manutenção e limpeza dos espaços públicos, o acesso e usufruto dos jardins e arruamentos da freguesia”.

Segundo o autarca, o estacionamento ”foi e continuará a ser uma prioridade da nossa ação, com a criação de mais bolsas para residentes”. A segurança também é central, o candidato pretende apoiar fortemente a 18.ª esquadra da PSP e impulsionar a criação dos guardas-noturnos – o regulamento foi aprovado recentemente pela CML, o concurso de admissão de guardas está em lançamento e já reunimos com a Associação que os representa para agilizar a implementação.

Compromissos para Alvalade:

Estacionamento – Após a construção do parque do Mercado de Alvalade, continuar a criar bolsas para residentes e reorganizar os espaços disponíveis.

Higiene Urbana – Reforçar o número de trabalhadores e equipamentos (em 2024 / 25: +10 funcionários e +8 prestadores de serviços) e solicitar à CML o aumento da fiscalização.

Segurança – Continuar a apoiar fortemente a 18.ª esquadra da PSP e implementar os guardas-noturnos (contratação em curso pela CML), melhorar a iluminação pública e continuar a implementar medidas de segurança rodoviária e pedonal.

Ação Social – Potenciar ainda mais a Universidade Sénior Briosos de Alvalade, que conta hoje com atividades para +400 seniores, reforçar o programa de pequenas reparações e limpeza em casas de residentes +65 anos, criar um Posto de Saúde (Programa: Lisboa +Saúde) e reforçar o apoio às IPSS e parceiros.

Comércio Local – Promover mais eventos culturais e gastronómicos nos mercados, expandir o programa do Mercado de Natal, lançar programa de apoio aos comerciantes para instalação de sistemas de segurança.

Educação – Continuar os programas “Alvalad’Educa” e “Tardes Felizes” nas escolas (atividades extracurriculares), expandir o programa “Alvalade em Férias” (2025: >630 crianças), atribuição de bolsas universitárias em parceria com a Associação Académica da Universidade de Lisboa.

Espaço Público e Zonas Verdes – Valorizar jardins, arruamentos e zonas de lazer, e apostar no reforço do serviço prestado.

Cultura e Desporto – Continuar a apoiar as associações e clubes da freguesia nas suas iniciativas, pelo serviço de excelência que prestam à comunidade.

Quer comentar a notícia que leu?