Câmara Municipal de Lisboa alerta para fraude em nome da Casa dos Animais de Lisboa envolvendo pagamentos ilegítimos

A Câmara Municipal de Lisboa, através da Casa dos Animais de Lisboa (CAL), alerta para uma fraude que afeta tutores de animais desaparecidos, que tem ocorrido nas últimas semanas.

Vários cidadãos que divulgaram o desaparecimento dos seus animais em plataformas online foram contactados por indivíduos que alegam representar a CAL. Estes burlões afirmam que o animal foi encontrado, submetido a tratamentos ou cirurgias, e que está disponível para devolução mediante pagamento por MBWay ou referência multibanco.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa esclarece que “a CAL não solicita pagamentos, por MBWay ou referência multibanco, para efeitos de restituição de animais”.

O município reforça ainda que “quando um animal é encontrado com identificação eletrónica, o tutor é contactado diretamente pela CAL” e que “qualquer pagamento devido é realizado exclusivamente no momento da devolução, presencialmente, e conforme os valores estabelecidos na Tabela de Preços e Outras Receitas Municipais 2025”.

Esta prática fraudulenta tem causado prejuízos a diversos cidadãos e provocado confusão relativamente ao funcionamento da instituição.

A Câmara Municipal de Lisboa afirma que irá “avaliar, juntamente com as autoridades competentes, os passos adequados para denúncia e investigação da situação”.

Finalmente, a autarquia apela que “qualquer pessoa que receba contactos suspeitos não efetue pagamentos e reporte de imediato a tentativa de fraude à Polícia de Segurança Pública”.

Quer comentar a notícia que leu?