A Igreja de São Nicolau, em Lisboa, acolhe no dia 13 de dezembro às 19h o concerto de Natal “Entre Virtuosismo e Espiritualidade”, que junta mais de cem artistas da Orquestra Clássica do Centro e do Coro Ricercare.
O programa inclui o Concerto para Violoncelo, Op. 33, de Camille Saint-Saëns, e a Missa Ad Astra, do compositor português Rui Paulo Teixeira, oferecendo um diálogo entre a exigência técnica e a profundidade espiritual.
A direcção musical está a cargo do maestro Sérgio Alapont, com a participação do violoncelista Lauro Lira, do organista Ricardo Toste e dos solistas Eva Braga Simões (soprano), Maria João Gomes (mezzo-soprano), Tiago Sousa (tenor) e Nuno Mendes (baixo).
O público é convidado a uma experiência artística intensa, onde se destacam a riqueza tímbrica da Orquestra Clássica do Centro e a excelência vocal do Coro Ricercare, considerado um dos mais destacados grupos corais portugueses, reconhecido pela promoção da música de compositores portugueses dos séculos XX e XXI.
Fundada em 2001 e sediada em Coimbra, a Orquestra Clássica do Centro tem uma actividade contínua de valorização da música erudita em Portugal e promove o contacto com as comunidades. Em 2026 celebrará o seu 25.º aniversário.
A entrada para este concerto é livre, sujeita à lotação do espaço.


