André Fernandes nomeado diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa

André Fernandes foi oficialmente nomeado diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa e Coordenador Municipal de Proteção Civil, funções que passa a desempenhar a partir de 23 de janeiro.

Antigo Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil entre dezembro de 2020 e março de 2025, André Fernandes traz para o cargo vasta experiência adquirida nos mais altos cargos da área.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou que “todas as áreas relacionadas com a Proteção Civil na cidade de Lisboa têm sido uma prioridade ao longo do último mandato e neste que recentemente se iniciou” e que o novo Coordenador Municipal de Proteção Civil “dá-nos todas as garantias, pela experiência acumulada ao longo de vários anos, nos mais altos cargos desta área”.

Natural da freguesia lisboeta de Alcântara e nascido em 1980, André Fernandes é licenciado em Geografia pela Universidade de Lisboa. Em 2024, recebeu da ministra da Administração Interna a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau ouro e distintivo laranja, “pela forma altamente competente e profissional com que tem desempenhado as suas funções no quadro das ações de proteção e socorro, revelando excecionais qualidades e virtudes profissionais, visíveis, em especial, em momentos de grande complexidade”.

Em novembro do ano passado, a Câmara Municipal de Lisboa comemorou os 40 anos do Serviço Municipal de Proteção Civil. Na ocasião, Carlos Moedas salientou que “a nossa Proteção Civil tem sido, ao longo destas quatro décadas, um guardião dessa nossa resiliência” e acrescentou que “mais do que um serviço, mais do que uma história, hoje celebramos parte daquilo que somos. Porque a nossa Proteção Civil não é apenas parte da cidade, é parte da sua identidade”.

O autarca reiterou também a importância da missão da Proteção Civil: “a missão de garantir que, aconteça o que acontecer, os lisboetas nunca estão sozinhos”.

Foto de capa: CMLisboa

Quer comentar a notícia que leu?