Espetáculo Titus regressa ao CCB para as últimas récitas até 25 de janeiro

Titus regressa ao palco do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, para as últimas récitas entre os dias 23 e 25 de janeiro. O espetáculo inspirou-se em Titus Andronicus, de William Shakespeare, numa adaptação de Cátia Pinheiro, Hugo van der Ding e José Nunes.

Esta versão da companhia Estrutura apresenta ecos da atualidade e dos conflitos mundiais, utilizando o desejo de vingança como elemento central que legitima atrocidades. A peça retrata a história do general Titus, que regressa a Roma após uma vitória contra os Godos e enfrenta disputas pela sucessão do trono.

A acção teatral integra ainda transmissões em direto do local do crime, opiniões de comentadores e relatos de repórteres improvisados, convidando o público a navegar entre sentimentos de repulsa, riso e cumplicidade. Os espectadores são chamados a refletir sobre “o que há de tão fascinante na tragédia, para que queiramos assistir?”

O elenco de Titus inclui Cátia Pinheiro, João Nunes Monteiro, João Oliveira, Maria Inês Peixoto, Pedro Frias, Roldy Harrys, Rui Maria Pêgo, Tiago Jácome, Tita Maravilha e Vicente Gil, com participações em vídeo de Hugo van der Ding, Joana Ricarte e José Nunes.

As sessões realizam-se sexta-feira às 20h00, sábado às 19h00 e domingo às 17h00.

Antes da estreia das últimas récitas, no dia 22 de janeiro pelas 19h00, decorre o debate “Ecos de Titus Andronicus: da Tragédia à Geopolítica”, moderado por Rui Maria Pêgo e com intervenções de Joana Ricarte e Nuno Severiano Teixeira. A conversa aborda os temas da violência, sangue e poder presentes na tragédia, relacionando-os com os conflitos contemporâneos, nomeadamente em Gaza, Ucrânia e Sudão.

Quer comentar a notícia que leu?