Marcelo já votou em Lisboa

As urnas na Cidade Universitária de Lisboa registaram uma participação de 17% até às 12:00, segundo o vice-presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Reis. Marcelo Rebelo de Sousa já exerceu, antecipadamente, o seu direito de voto na  Cidade Universitária. O Presidente da República, que está na reta final do seu mandato, aproveitou a ocasião para apelar ao voto de todos os portugueses, numa eleição onde qualquer voto “pode fazer a diferença”.

Marcelo Rebelo de Sousa votou este domingo de manhã antecipadamente na Cidade Universitária em Lisboa e sublinhou a importância de os portugueses poderem recorrer ao voto antecipado: “É um contributo fundamental para o avanço em democracia, uma vantagem enorme para a vida das pessoas”, afirmou.

O Presidente da República sublinhou também que esta eleição presidencial representa uma mudança de ciclo e “esse renovar é a força da democracia e a força de Portugal”.

Em Lisboa, as operações de voto antecipado estão a decorrer na Cidade Universitária. “O voto antecipado em mobilidade em Lisboa está a decorrer com organização e fiabilidade. Trata-se de uma grande operação, com cerca de 27 mil eleitores inscritos, o que representa 12% do total nacional”, afirmou Gonçalo Reis, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que destacou ainda o envolvimento de cerca de 250 trabalhadores municipais na operação.

O vice-presidente sublinhou também que a participação registada até ao meio-dia é significativa, referindo a expectativa de que a afluência possa atingir entre 70% e 80% dos eleitores inscritos no voto antecipado em mobilidade até ao final do dia.

De acordo com dados recolhidos até às 12h, numa amostragem de duas secções de voto por edifício, registou-se uma participação de 17%, correspondente a 511 votantes em 3012 eleitores nas secções analisadas.




220 mil eleitores já votaram

Quase 220 mil eleitores podem escolher este domingo o próximo presidente da República já este domingo, através do voto antecipado. Uma semana antes da data oficial das eleições, quem se inscreveu tem a possibilidade de se deslocar a uma mesa de voto.

Um dos inscritos para o voto antecipado este domingo foi Marcelo Rebelo de Sousa.

De acordo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, os distritos de Lisboa, Porto, Setúbal, Braga, Aveiro e Coimbra são os que registaram o maior número de inscrições.

O voto em mobilidade permite aos eleitores exercerem o seu direito de voto de forma antecipada, mediante inscrição prévia. Caso o eleitor não possa votar antecipadamente, tem ainda a possibilidade de votar no dia das eleições, que, neste caso, será no domingo, 18 de janeiro.

 

Quer comentar a notícia que leu?