Revista de Imprensa do dia 7 de janeiro

O destaque da revista de imprensa de hoje, dia 7 de janeiro, centra-se na notícia dos problemas com o novo sistema de triagem do INEM; na descida “histórica” da taxa de desemprego em Portugal; no desvio dos professores para tarefas de burocracia nas escolas. Nas notícias fora de portas, destaca-se a resposta colombiana face às ameaças de Trump ao Presidente Gustavo Petro e o mau tempo na Europa, que já obrigou vários aeroportos, como o de Amesterdão e Paris, a cancelarem centenas de voos. 

Homem de 78 anos morreu no Seixal depois de quase três horas à espera do INEM. A ambulância foi pedida em 15 minutos, mas falhou a resposta “por falta de meios”.

Presidente do INEM garante que o novo sistema de triagem não teve influência no caso do homem que morreu depois de três horas à espera de socorro. Luís Mendes Cabral garante que o instituto “fez o seu trabalho” e que a falta de resposta ao homem que morreu na terça-feira, no Seixal, à espera de socorro, ficou a dever-se a “falta de meios”.

Em conferência de imprensa, Luís Mendes Cabral assegura que o novo sistema de triagem não teve qualquer tipo de influência no desfecho do caso.

Apesar de identificar uma falta de meios, o presidente do INEM assegura que, perante o aumento da atividade gripal e uma previsível maior procura dos serviços de saúde, foram contratadas mais seis ambulâncias para a margem sul.

De acordo com o responsável, os meios não estavam disponíveis por estarem retidos nas unidades de saúde.




Taxa de desemprego mais baixa em 23 anos

A taxa de desemprego, estimada em 5,7%, alcançou o valor mais baixo desde fevereiro de 2002 (5,6%). A taxa de desemprego baixou para 5,7% em novembro de 2025, menos 0,1 pontos percentuais do que em outubro e 0,9 pontos percentuais abaixo de novembro de 2024, segundo a estimativa provisória divulgada esta quarta-feira pelo INE.

Segundo as Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego hoje publicadas, a taxa de desemprego, estimada em 5,7%, alcançou o valor mais baixo desde fevereiro de 2002 (5,6%).

O INE reviu em baixa a taxa de desemprego do mês de outubro de 2025, dos inicialmente estimados 5,9% para 5,8%, valor inferior em 0,2 pontos percentuais ao de setembro de 2025, em 0,1 pontos percentuais ao de julho do mesmo ano e em 0,8 pontos percentuais ao de outubro de 2024.

Com a melhoria no mercado de trabalho, a população desempregada recuou de 327,8 mil em outubro para 318,8 mil em novembro, o que representa uma diminuição face aos três períodos de comparação: mês anterior (9,0 mil; 2,7%), três meses antes (17,8 mil; 5,3%) e mesmo mês de 2024 (41,1 mil; 11,4%).

Nove em cada dez professores queixam-se do excesso de burocracia

O relatório alerta que o excesso de burocracia nas escolas está “a pôr em causa o ensino, porque está a desviar os professores da sua função, que é ensinar”. Os professores queixam-se que passam cinco ou mais horas em tarefas administrativas.

Nove em cada dez professores queixam-se de burocracia excessiva e mais de 60% passam cinco ou mais horas semanais em tarefas administrativas, revela um inquérito online realizado pela Federação Nacional da Educação (FNE).

Segundo o estudo da FNE, ao qual responderam 817 docentes, 93% dos inquiridos considera haver excesso frequente de burocracia e 62,9% gasta cinco ou mais horas semanais em tarefas administrativas.

Decathlon Portugal sobe salário mínimo para 1.000 euros brutos

A Decathlon Portugal subiu no início do ano o salário mínimo para 1.000 euros brutos para trabalhadores com contrato sem termo a tempo inteiro, divulgou esta quarta-feira a cadeia francesa de artigos desportivos.

“Com a inclusão do subsídio de refeição, qualquer colaborador nestas condições passa a ter um salário bruto mensal garantido de 1.165 euros, a que se poderão ainda somar prémios mensais de performance, refletindo o contributo direto de cada colaborador para os objetivos da empresa”, refere a empresa em comunicado.

Ordenados podem atingir os 1.853 euros

Para funções intermédias, como “responsáveis de desporto”, a empresa passa agora a pagar 1.350 euros brutos mensais, que, de acordo com a Decatlhon, podem atingir os 1.853 euros com a adição de subsídio de refeição e isenção de horário.

“Estas decisões refletem a nossa convicção de que as pessoas estão no centro do nosso projeto. O talento, o compromisso e a dedicação das nossas equipas são o principal motor da nossa ambição, do nosso desempenho e da nossa transformação estratégica”, referiu o diretor geral da Decatlhon Portugal, José Fonseca, em comunicado.

Internacional

Colômbia responde a Donald Trump com manifestações de rua

Depois do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter dito que a Colômbia também está doente e ter acusado o líder da Colômbia de “fabricar cocaína e de vendê-la” para os EUA, a população responde na rua.

“A Colômbia também está muito doente. Governada por um homem doente que gosta de fabricar cocaína e vendê-la aos Estados Unidos. E ele não vai continuar a fazê-lo por muito tempo”, declara Trump na rede social X.

Questionado se vai haver uma operação dos EUA na Colômbia, Donald Trump disse que lhe “parece bem”, porque “eles matam muitas pessoas”, mas admitiu que sem rendimentos provenientes da Venezuela o país terá dificuldade em manter-se à tona.

Também na rede social X, o Presidente colombiano reagiu às acusações, acusando Trump de calunias e garantindo que em 50 anos nunca apareceu em ficheiros judiciais sobre tráfico de droga. Gustavo Petro criticou também os Estados Unidos por serem o primeiro país a bombardear uma capital sul-americana e reforça que nem Netanyahu, Hitler, Franco ou Salazar o fizeram.

Face às declarações de Trump, a população mobiliza hoje várias manifestações nas ruas das principais cidades colombianas.

Mau tempo na Europa cancela mais de 30 voos nos aeroportos nacionais

A queda de neve e o gelo estão a condicionar os voos na Europa e há já largas centenas de ligações canceladas por todo o continente.

Mau tempo na Europa cancela mais de 30 voos nos aeroportos nacionais. São ligações de Lisboa e Porto, com partida ou chegada em Paris, Bruxelas e Amesterdão.

No aeroporto de Amesterdão, cerca de 600 ligações foram suspensas.

Em Paris, mais de 140 voos foram já cancelados nos aeroportos da capital francesa e também há vários aviões que não levantaram voo em Bruxelas.

Quer comentar a notícia que leu?