Sintra, Cascais, Amadora, Lisboa e Oeiras lideram com 66,1 milhões de passageiros na Carris Metropolitana em 2025

A Carris Metropolitana transportou 194 milhões de passageiros em 2025 na área metropolitana de Lisboa, com os municípios de Sintra, Cascais, Amadora, Lisboa e Oeiras a registarem 66,1 milhões de passageiros, consolidando a Área 1 como a mais utilizada da rede.

Esta área operacional, correspondente à zona ocidental e norte da região, destacou-se pela forte procura nas ligações intermunicipais com destino a Lisboa. Sintra foi o município com maior volume, transportando 30,4 milhões de passageiros, seguido de Lisboa com 20,4 milhões e Amadora com 15,5 milhões. Cascais registou 2,8 milhões de passageiros.

Todos os municípios da Área 1 registaram crescimento face a 2024, com aumentos entre 10% e 19%. Ao longo do ano foram realizadas 1,9 milhões de viagens nesta área, marcada pela centralidade das ligações à capital.

A Área 1 atingiu um recorde diário de passageiros num dia útil, com 258,4 mil utilizadores no dia 8 de outubro. As linhas mais procuradas foram as 1715 (Belém – Mira Sintra) e 1721 (Colégio Militar – Massamá), refletindo a importância das ligações à cidade de Lisboa.

“A Área 1 concentra uma parte muito significativa da procura metropolitana, refletindo a intensidade das deslocações diárias para Lisboa e a importância destas ligações no funcionamento da região”, referiu a Carris Metropolitana.

A Carris Metropolitana é o serviço público rodoviário da área metropolitana de Lisboa, gerido pela Transportes Metropolitanos de Lisboa, que assegura a operação integrada de autocarros em 18 municípios, promovendo uma mobilidade abrangente e acessível.

Quer comentar a notícia que leu?