A 17.ª edição do Orçamento Participativo da Amadora inicia-se a 10 de fevereiro, com o período de apresentação de propostas aberto até às 15h00 de 3 de março. O tema escolhido para esta edição é “Intervenção no Espaço Público”.
A Câmara Municipal da Amadora define este tema alinhado com um dos seus objetivos estratégicos: reforçar a coesão territorial, promovendo a regeneração e qualificação urbana. O intuito é melhorar a qualidade de vida de residentes e demais pessoas que se relacionam com o município, bem como valorizar a imagem da cidade e atrair novos públicos.
As propostas submetidas durante o período de apresentação estarão disponíveis na página oficial do Orçamento Participativo 2027. O montante global reservado para este orçamento é de 500.000 euros, cuja execução está prevista para os anos de 2027 e 2028. Cada proposta não pode ultrapassar os 150.000 euros de investimento.
As regras que regem a participação neste processo estão definidas nas Normas de Participação do Orçamento Participativo da Amadora, disponíveis para consulta pública.
A Câmara Municipal apela a uma participação ativa e abrangente da população, incentivando não só a apresentação e votação de propostas, mas também a divulgação deste instrumento de democracia participativa. Salienta que “porque a Amadora somos todos nós”, a colaboração de todos é fundamental para o sucesso do processo.
Este Orçamento Participativo está enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando a aposta numa cidade mais inclusiva e sustentável.




