A União Desportiva da Ponte de Frielas prepara-se para acolher a 33.ª edição do Torneio Internacional de Futebol Infantil, um dos eventos de referência do futebol de formação na região de Lisboa, que terá lugar entre os dias 14 e 17 de fevereiro, no Campo do Bonjardim, em Frielas.
João Sequeira diz com orgulho que tem mais tempo de presidência de um clube de futebol do que o próprio Pinto da Costa (antigo presidente do Futebol Clube do Porto).
O carismático presidente da União Desportiva Ponte Frielas (UDPF), clube histórico do concelho de Loures, conta com mais de 50 anos de dedicação ao clube do seu coração, sendo considerado um dos dirigentes mais antigos em atividade no futebol português, tendo ajudado a fundar o clube na infância.
O UDPF é reconhecido por ser uma escola de formação, tendo lançado jogadores como os guarda-redes internacionais Beto Pimparel, que jogou no Sporting Clube de Portugal e se notabilizou no Sevilha, e Bruno Varela, guardião do Benfica, Vitória de Guimarães e que atualmente representa o clube saudita Al-Hazam.
João Sequeira é a figura central na história do clube, frequentemente destacado pelo seu amor ao desporto e dedicação à comunidade, mas também por ter lançado Torneio Internacional de Futebol Infantil, um evento desportivo que, este ano, traz mais 150 jovens jogadores de Portugal e Espanha até Frielas, que terá lugar entre os dias 14 e 17 de fevereiro, no Campo do Bonjardim, em Frielas.
Face à persistência do mau tempo, o dirigente convocou para hoje uma reunião para se avaliar o estado do tempo no próximo fim de semana, mas João Sequeira está confiante e assume que “o torneio vai realizar-se” face às previsões meteorológicas avançadas pelas autoridades de proteção civil.
“Mesmo que esteja a chover, o torneio vai avançar. O nosso relvado está preparado e tem um sistema de drenagem de água muito eficaz. O relvado pode ficar inundado até 70 centímetros de água, mas passados 20 minutos está apto para a prática desportiva”, esclarece, acrescentando, porém, que só vai haver cancelamento se ocorrer uma inundação semelhante à de dezembro de 2022, em que o campo de jogos ficou submerso e “havia água até aos postes das balizas”.
Na edição deste ano, o torneio do Ponte de Frielas conta com o patrocínio do Intermarché de Santo António dos Cavaleiros, que volta a associar-se a um evento desportivo de dimensão internacional, “reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento do desporto jovem e com a comunidade local”.
“No Intermarché de Santo António dos Cavaleiros temos um compromisso com a nossa comunidade e com o futuro dos mais jovens. Apoiar o Torneio Internacional da Ponte de Frielas é uma forma de incentivar o desporto, promover valores como o fair play e a formação de atletas, e estar presente nos momentos que fazem a diferença na vida destes jovens talentos”, afirma Isaías Martins, gestor do Intermarché de Santo António dos Cavaleiros.
Torneio ibérico e de nomes grandes do futebol
Ao longo de quatro dias de competição, estarão presentes oito equipas nacionais e internacionais: União Desportiva da Ponte de Frielas; CF Os Belenenses; RC Deportivo La Coruña (Espanha); Real Oviedo CF (Espanha); SL Benfica; Sporting CP; FC Porto; CD Nacional, envolvendo um total de cerca de 150 jovens atletas.
A 33.ª edição do torneio terá como patrono o lourense André Almeida, antigo jogador e capitão do SL Benfica, cuja carreira ao mais alto nível constitui uma inspiração para os jovens participantes. O presidente do UDPF sublinha que o patrono do torneio “é sempre alguém que, para além de ter sido um grande jogador, é um exemplo como ser humano e homem. Já tivemos como patronos o Eusébio, o Rui Barros, entre outros grandes nomes que brilharam nos palcos internacionais e que se notabilizaram por serem jogadores que pautaram as suas carreiras pela retidão de carácter e o fair-play”.
Ao longo de mais de 50 anos de dirigismo desportivo, João Sequeira mostra-se “orgulhoso” pelo clube do seu coração ter dado ao mundo do futebol dos “guarda-redes de classe mundial”, como Beto e Bruno Varela, mas destaca que o objetivo máximo do emblema por ele criado tem como objetivo “representar o concelho de Loures” no contexto das competições distritais e nacionais, relevando que o “Ponte”, como é conhecido no meio local, movimenta “500 atletas” em diversos escalões e divisões do desporto-rei.
Torneio é referência desportiva no concelho
O presidente do UDPF refere que o torneio “é um dos momentos altos do deporto no concelho de Loures”, uma vez que traz equipas de “gabarito nacional e internacional” ao pequeno clube da freguesia de Frielas. Nesse contexto, João Sequeira lembra alguns dos nomes que já passaram pelo sintético do “Ponte”, como Alvaro Carreras, o lateral esquerdo que atualmente brilha no Real Madrid, mas também “vários campeões que venceram o mundial de sub17 por Portugal”, bem como o Rui Patrício e “mais 30 ou 40 nomes de jogadores que são ou foram figuras no futebol português”.
Os jogos terão lugar no Campo do Bonjardim e poderão ser acompanhados presencialmente, mediante a aquisição de bilhete diretamente no Campo do Bonjardim ou em direto através da AFL TV, no seu canal oficial de YouTube.










