Moedas com maioria absoluta em Lisboa e marchas desfilam ao som da Europa

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), já governa com maioria absoluta ao delegar competências na vereadora independente Ana Simões Silva, ex-Chega, que passou a regime de tempo inteiro e a tomada de posse de António José Seguro, que foi eleito Presidente da República na segunda volta das presidenciais, são duas das notícias principais da edição impressa de Olhares de Lisboa, que dedica um caderno espacial à Freguesia do Areeiro.

A tomada de posse de António José Seguro como novo Presidente da República de Portugal está confirmada para o dia 9 de março de 2026, com a cerimónia principal agendada para as 10h00 perante a Assembleia da República, em Lisboa. O programa de posse estender-se-á por dois dias, passando também por cidades como Porto, Guimarães e Arganil. Esta é uma das notícias da edição impressa de Olhares de Lisboa.

Uma outra noticia em destaque na edição impressa dá-nos conta que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, passou a governar com maioria absoluta em fevereiro de 2026. Embora tenha sido reeleito nas eleições autárquicas de outubro de 2025 sem maioria nas urnas, Moedas alcançou a estabilidade governativa ao delegar competências na vereadora independente Ana Simões Silva, que se desfiliou do Chega em janeiro de 2026.

Como não poderia deixar de ser, as Marchas Populares de Lisboa também são tema de Olhares de Lisboa. As marchas voltam a sair à rua entre os dias 29 de maio e 13 de junho. Em 2026, o tema será “Somos Lisboa, Somos Europa”, como forma de homenagem ao Tratado de Lisboa e aos 40 anos de entrada de Portugal na então Comunidade Económica Europeia (CEE).

Megaprojecto muda Entrecampos

Duas décadas após o encerramento da Feira Popular de Lisboa, em Entrecampos, e quase cinco anos depois da venda em hasta pública dos terrenos onde se localizava, está a começar a ser posto em prática o ambicioso projecto imobiliário que ocupará um território de mais de 42 mil metros quadrados, situado entre a Avenida da República e a Avenida 5 de Outubro. Dentro dele, existirão dois grandes espaços verdes, ocupando mais de 15 mil metros quadrados.

Propriedade da Fidelidade, o projeto de arquitetura, assinado pelos arquitetos Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Ana Costa, terá sete edifícios de escritórios e 249 apartamentos.

Especial Areeiro

A Freguesia do Areeiro, em Lisboa, é uma zona em notável desenvolvimento, focada na requalificação urbana, sustentabilidade e coesão social. Resultante da união do Alto do Pina e São João de Deus, destaca-se pela sua localização central, excelência em espaços verdes (galardoada como Eco-Freguesia) e forte apoio ao comércio local e às famílias.

É, por isso, que Pedro Jesus, reeleito presidente da Junta de Freguesia do Areeiro pela coligação “Por ti, Lisboa” (PSD/outros), assume este novo mandato focado, principalmente, na requalificação urbana, segurança e bem-estar dos moradores. O autarca prioriza como marca deste mandato a manutenção de uma gestão ativa no terreno.

A freguesia do Areeiro, em março de 2026, vai ter vários eventos como o Dia da Freguesia (8 de março no Jardim Fernando Pessa), com atividades para as famílias, e o Areeiro Chocofest (14-15 de março), com chocolates, workshops, food trucks e música.

Descarregue e leia a edição impressa Olhares de Lisboa - Março 2026 no seu computador ou equipamento móvel

 

 

Quer comentar a notícia que leu?