Frente atlântica da Grande Lisboa com 31 praias com Bandeira Azul

Portugal conta este ano com 438 praias e marinas galardoadas com Bandeira Azul para 2026, menos seis do que em 2025, distribuídas por 100 concelhos em todo o país. Na frente atlântica da Grande Lisboa, a Bandeira Azul continua a assinalar praias de excelência em concelhos como Oeiras, Sintra, Almada, Cascais, Mafra e Sesimbra.

Em Oeiras, destacam-se a Praia de Santo Amaro de Oeiras, Praia da Torre e o Porto de Recreio de Oeiras, que foi galardoado, pelo 19º ano consecutivo, com a Bandeira Azul.

A Oeiras Viva E.M., empresa municipal que gere o Porto de Recreio de Oeiras, congratula-se pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol do meio ambiente aquático no local pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).

“Em 2026 continuamos a trilhar um percurso de compromisso e qualidade, distinguido com este reconhecimento de excelência, que reflete o nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade ambiental, a qualidade dos nossos serviços e a segurança. Destacamos ainda o investimento em programas de educação ambiental e iniciativas como a limpeza subaquática, que contribuem ativamente para a preservação do nosso ecossistema marinho”.

Já em Sintra, mantêm a Bandeira Azul a Praia da Adraga, Praia Grande, Praia das Maçãs, Praia do Magoito e Praia de São Julião.

Para o Município de Sintra, a renovação deste galardão nas praias do concelho de Sintra “reflete o trabalho da autarquia e dos seus parceiros na valorização do território, na preservação ambiental e na promoção de condições de excelência para a fruição balnear, assegurando elevados padrões de qualidade, segurança e sustentabilidade”.

Almada lidera ranking

Cascais mantém várias distinções, incluindo a Praia de Carcavelos, Praia do Guincho (Norte e Sul), Praia da Parede, Praia de São Pedro do Estoril, Praia de Avencas e ainda a Marina de Cascais.

No concelho de Mafra, foram distinguidas a Praia do Algodio, Praia da Baleia, Praia do Foz do Lizandro, Praia de Ribeira de Ilhas e Praia de São Lourenço.

Na Grande Lisboa, o balanço é de 31 galardões, com o concelho de Almada a destacar-se, liderando o ranking de concelhos com mais praias com Bandeira Azul, num total de 10 bandeiras (São João da Caparica, Santo António da Caparica, CDS, Tarquínio e Paraíso, Dragão Vermelho, Nova, Mata, Rainha, Sereia e Infante), seguida por Cascais (7), Mafra (5), Sintra (5), Oeiras (3) e Sesimbra (2).

Em 2026, o Programa Bandeira Azul assinala 40 anos de existência, mantendo-se como uma referência internacional na promoção de boas práticas ambientais e na educação para o desenvolvimento sustentável, num contexto de crescente exigência face aos desafios das alterações climáticas e da proteção dos ecossistemas costeiros.

Este símbolo de qualidade, atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, reconhece as zonas balneares que cumprem um conjunto exigente de critérios nas áreas da qualidade da água, gestão ambiental, segurança, informação e educação ambiental, responsabilidade social e proteção dos ecossistemas.

 

 

Quer comentar a notícia que leu?