O Município de Oeiras realizou um estudo pioneiro para analisar o impacto das restrições ao uso de telemóveis entre crianças e jovens nas escolas do concelho.
Os resultados serão apresentados e debatidos na conferência “Phones off”, marcada para 20 de outubro, no auditório da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Carnaxide.
O estudo envolveu 3.427 alunos do 1.º ao 9.º ano, distribuídos por 30 escolas, com 1.505 estudantes do 1.º ciclo, 809 do 2.º ciclo e 1.113 do 3.º ciclo.
A recolha de dados decorreu entre 19 de março e 8 de maio de 2026, sob coordenação técnico-científica da Universidade de Aveiro e com apoio metodológico da Because Impacts.
Entre os dados revelados, 62,9% dos alunos declararam estar mais atentos nas aulas quando não usam telemóvel, enquanto 59,0% reportaram maior vontade de participar nas atividades escolares.
O Índice de Bem-Estar Escolar apresentado situou-se nos 74,6 pontos, numa escala de zero a cem.
Durante os intervalos, 74,4% dos alunos indicaram que conversam com os colegas, sendo que apenas 0,7% utilizam o telemóvel no recreio.
A conferência contará com a presença de vários professores catedráticos, especialistas, e incluirá um debate entre o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo.
O evento é aberto ao público, mediante inscrição prévia e sujeito à lotação do espaço.



