Arrancam hoje as tradicionais Festas de Carnaxide em Honra de São Romão. De 2 a 11 de outubro, os jardins do Centro Cívico transformam-se no palco das festividades e no lugar de encontro de toda a comunidade. O presidente da UFCQ, Inigo Pereira, refere que as festividades representam um dos momentos mais ansiados pela comunidade.
Carnaxide está a postos para receber a partir de hoje as Festas em Honra de São Romão Arcanjo. Até 11 de outubro, estão garantidos dez dias de música, tradição, convívio e muita animação.
P*ta da Loucura (22h00) e Kika (21h00) atuam já esta noite. O cartaz principal das Festas de Carnaxide conta ainda com Per7ume, dia 3, Stoned – Tribuno aos Rolling Stones, no dia 9, e o Grupo Fora de Série, no dia 10 de outubro.
Ao longo destes dez dias, nos jardins do Centro Cívico de Carnaxide, haverá ainda fado, dança, bailes, folclore e muitas outras atividades, nas quais se inclui o programa religioso.
Destaque para a parceria com a Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide. A coletividade centenária irá acolher na sua sede várias atividades, como teatro, música e desporto.
Ao longo de todos os dias, a festa faz-se ainda pela feira instalada nos jardins do Centro Cívico, com artesanato, divertimentos e muita oferta gastronómica, num ambiente especial para famílias e todos aqueles que visitem as festas.
Esta é uma coorganização entre a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas e a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, com o apoio do Município de Oeiras, SIMAS de Oeiras e Amadora, e dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide.
Descompressão do dia a dia
As expetativas para a edição deste ano “são altas”, salienta o presidente da UFCQ. Inigo Pereira sustenta que as Festas “são um dos momentos mais aguardados pela população”, uma vez que constituem a oportunidade para os fregueses descomprimirem das “responsabilidades profissionais e familiares” do dia a dia, juntando-se no mesmo espaço de diversão e convívio.
Em relação à programação, o autarca destaca a presença de “grandes artistas”, mas também dos espetáculos prestados pelas as associações locais. “Esta Festa é sempre muito positiva para as nossas associações e coletividades mostrarem o seu trabalho, sabendo que os seus esforços possam ser exibidos à população, em sinal de reconhecimento da comunidade pelo seu papel tão importante na cultura local”.
O autarca aproveita para fazer um “balanço muito positivo” das Festas de Queijas, realizadas de 18 a 27 de setembro, que foram pautadas pela afluência de cerca de 30 mil pessoas, sendo a procissão um dos momentos altos das festividades. “As Festas de Queijas são sempre um momento de encontro entre a população da freguesia e de todo o concelho de Oeiras. A procissão é já considerada como a maior de toda a zona de Lisboa, sendo um motivo de orgulho para toda a comunidade”, conclui.

PROGRAMA
02 DE OUTUBRO | 6ª Feira
21H00 | KIKA
22H00 | P*TA DA LOUCURA
03 DE OUTUBRO | Sábado
10H00 | YOGA – AULA ABERTA (LOCAL: SFFC)
15H45 | CORO NOVUS CANTUS
16H45 | CORO LUPECA
18H30 | MISSA DE ABERTURA EM S. ROMÃO, COM OS ESCUTEIROS
22H00 | PER7UME
04 DE OUTUBRO | Domingo
16H30 | CCCD
17H30 | ESTÚDIO DE DANÇA
20H00 | DJ
06 DE OUTUBRO | 3ª Feira
18H00 | KRAV MAGA – AULA ABERTA (LOCAL: SFFC)
07 DE OUTUBRO | 4ª Feira
18H00 | KARATÉ – AULA ABERTA (LOCAL: SFFC)
21H30 | BAILE – RICARDO SILVA
08 DE OUTUBRO | 5ª Feira
21H30 | NOITE DE FADOS COM VÍTOR MARCENEIRO E CONVIDADOS (ASSOCIAÇÃO PATRIARCA DO FADO)
LOCAL: SALÃO PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DO AMPARO
21H30 | BAILE – SIGA A DANÇA
09 DE OUTUBRO | 6ª Feira
22H00 | TRIBUTO AOS ROLLING STONES
10 DE OUTUBRO | Sábado
16H00 | BÊNÇÃO DOS ANIMAIS “PET DAY”
JUNTO AO CORETO – CELEBRAÇÃO AO AR LIVRE COM BÊNÇÃO DE TODOS OS ANIMAIS DOMÉSTICOS EM MEMÓRIA DE S. ROMÃO
16H00 | DANÇAS LATINAS DA SFFC
21H30 | ORQUESTRA DA SFFC COM AS VOZES DE CARLOS GUILHERME E CRISTINA MIRANDA
DURAÇÃO: 75 MINUTOS
LOCAL: AUDITÓRIO DA SFFC
22H00 | FORA DE SÉRIE
11 DE OUTUBRO | Domingo
11H00 | TEATRO “JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO”
LOCAL: AUDITÓRIO DA SFFC
11H30 | MISSA SOLENE NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO
MOSTRA DE FOLCLORE “FOLK’CARNAXIDE”
15H00 | GRUPO DE FOLCLORE DAS TERRAS DA NÓBREGA – ALTO MINHO INTERIOR
15H30 | GRUPO DE FOLCLORE “AS LAVADEIRAS” DA RIBEIRA DA LAGE – PORTO SALVO
| GRUPO CULTURAL DE VILA FRIA – PORTO SALVO
| RANCHO FOLCLÓRICO “AS MACANITAS” DE TERCENA – BARCARENA
| RANCHO FOLCLÓRICO “FLORES DA BEIRA” – PORTO SALVO
| RANCHO FOLCLÓRICO “OS MINHOTOS” DA RIBEIRA DA LAGE – PORTO SALVO
18H30 | MISSA SOLENE E CRISMA
LOCAL: IGREJA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO
PROGRAMA RELIGIOSO
03 A 10 DE OUTUBRO
21H00 | NOVENA ORIENTADA PELOS GRUPOS PAROQUIAIS
LOCAL: IGREJA DE S. ROMÃO
FEIRA NO JARDIM DO CENTRO CÍVICO
02 A 11 DE OUTUBRO
SEXTA E SÁBADO | 15H00 ÀS 00H00
DOMINGO | 15H00 ÀS 23H00
RESTANTES DIAS | 17H00 ÀS 23H00



