25 DE ABRIL “VIVIDO” NO TERREIRO DO PAÇO

0

Hoje, a partir das 21 horas, na Praça do Comércio podemos reviver abril num grande espetáculo de vídeo mapping e cantar Música e Revolução com Fausto Bordalo DiasO programa Abril em Lisboa volta a sair para a rua e a Praça do Comércio é o palco principal. Hoje, 24 de abril, e assinalando os 45 anos da revolução dos cravos, as fachadas do Terreiro do Paço servirão de tela para um espetáculo de vídeo mapping imersivo a 270º, evocativo das Memórias de Abril.

Durante cerca de 20 minutos, poderemos recordar o dia que ditou o fim da ditadura, bem como alguns momentos antes e depois da Revolução. Uma viagem pela História que até dia 1 de maio se repetirá, com sessões às 21h, 21h30 e 22h.

Também hoje no Terreiro do Paço, e sensivelmente à mesma hora, Fausto Bordalo Dias é o protagonista de Música e Revolução, um concerto especial, com entrada livre, para ouvir canções emblemáticas, como Atrás dos Tempos Vêm tempos ou O Barco Vai de Saída.

Fausto Bordalo Dias subirá ao palco, acompanhado por Banda & Orquestra, dirigida pelo Maestro Cesário Costa, para interpretar mais de 20 temas “de ontem e de hoje”, com arranjos de Filipe Raposo, numa atuação única que terá início às 21h30.

 “Lugares de Abril”

Por volta das 23 horas, na Rua do Arsenal, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, assinalará o primeiro “Lugar de abril” na Rua do Arsenal, local que foi cenário de um dos momentos decisivos do dia 25 de Abril de 1974. Na ocasião, estarão presentes também alguns dos Capitães de Abril.





Este é um dos nove pontos da cidade, que integram um conjunto de 20, e que dão forma ao projeto da CML, em parceria com a Associação 25 de Abril, denominado precisamente “Lugares de Abril”. Trata-se de um roteiro das memórias importantes da Revolução inscritas e assinaladas (com placas informativas) nas ruas e no espaço público de Lisboa.

Abaixo, lista dos restantes 8 locais a assinalar no dia 25 de abril 2019

Av. Elias Garcia, 162; Largo S. Sebastião Pedreira; Rua Sampaio e Pina, 24; Travessa Estevão Pinto, Campolide; Alameda das Linhas de Torres, 179; Largo da Penha de França; Rua do Quelhas, 2.

Todos os “Lugares de Abril” acabarão de ser sinalizados até ao 50° aniversário da Revolução.

 DIA 25 ABRIL

10H-13H

HÁ FESTA NO JARDIM

JARDIM MÁRIO SOARES, CAMPO GRANDE

Manhã de festa para toda a família, com oficinas criativas, música e atividades desportivas.

10H-20H 

PORTAS ABERTAS

EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO, PRAÇA DO MUNICÍPIO

No dia 25 de abril, o edifício dos Paços do Concelho, sede da Câmara Municipal de Lisboa, abre as portas a todos, como tradicionalmente acontece todos os anos, nesta data. Os visitantes podem ficar a conhecer as mais belas salas do espaço, onde figuram   se obras de grandes nomes da pintura portuguesa.

14h00

MEMORIAL AOS PRESOS E PERSEGUIDOS POLÍTICOS

ESTAÇÃO DE METRO BAIXA-CHIADO

A Câmara Municipal de Lisboa e o Metropolitano de Lisboa inauguram o “Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos, iniciativa proposta por um grupo de cidadãos.

15h30

FOTOGRAFIAS DE ALFREDO CUNHA

VÁRIOS LOCAIS

Alfredo Cunha ficou conhecido em todo o mundo por captar os rostos e os momentos decisivos da  Revolução de Abril. Parte destas imagens inesquecíveis vão estar expostas no espaço público, nos locais onde ocorreram os momentos decisivos que agora se celebram: Praça do Município, Largo do Carmo e Terreiro do Paço, entre outros.

Roteiro de abril

Escreva aqui o seu comentário...