Hoje foi dia de festa no Bairro do Casal da Choca, em Porto Salvo. O presidente da Câmara Municipal de Oeiras presidiu hoje à inauguração das infraestruturas de saneamento básico nesta AUGI (Área Urbana de Génese Ilegal) de Oeiras.
O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, esteve no Bairro do Casal da Choca, na Freguesia de Porto Salvo, para inaugurar as obras de saneamento básico recentemente terminadas na área adjacente a duas artérias do bairro, as ruas Augusta e Cândida Branca Flôr e, ainda, para visitar a empreitada de requalificação dos arranjos exteriores da Quinta da Estrangeira, que estão a decorrer.
A obra inaugurada hoje, como realçou Isaltino Morais e Dinis Antunes, presidente da Junta de Freguesia de Porto Salvo, é extremamente importante para a qualidade de vida da população local, ligando, finalmente, as casas do Casal da Choca à rede de saneamento básico no local. Até agora, a recolha dos esgotos residuais e pluviais era feita através de fossas sépticas, com implicações ambientais e de salubridade.
Isaltino Morais, após salientar que estas são «as tais obras invisíveis», que ninguém vê porque são subterrâneas, lembrou que «ainda existem, em Portugal, muitos municípios que se debatem com graves problemas em termos de rede de saneamento básico. Situação que, felizmente, não acontece em Oeiras, estando o território praticamente coberto por uma rede de saneamento básico», afiançou.
Já para o presidente da Junta de Freguesia de Porto Salvo, Dinis Antunes, esta obra representa «o inicio dos arranjos do Casal da Choca», salientando que, dentro de 3 / 4 anos, ninguém «vai reconhecer Porto Salvo», dadas as melhorias e requalificação que estão a decorrer e que vão decorrer na freguesia.
Opinião partilhada por Isaltino Morais que revelou, por outro lado, que o Plano Municipal de Oeiras prevê, um investimento de 12 milhões de euros, para substituir todas as condutas em fibrocimento da rede de saneamento básico.
A obra, hoje inaugurada, implicou um investimento municipal de 727.160 euros, contemplando a execução de infraestruturas, onde se incluiu a instalação de novas redes de águas e de esgotos, eletricidade, iluminação pública, telecomunicações, gás, pavimentos, plantação de árvores e criação de áreas verdes.
Esta empreitada incluiu ainda a criação de muros técnicos e de vedações das propriedades, numa ação integrada de requalificação urbana.
Após a inauguração, o presidente da autarquia visitou a empreitada de requalificação dos espaços exteriores da Quinta da Estrangeira, que irão proporcionar o reordenamento de dois quarteirões, atualmente sem qualquer utilidade, para a implementação de espaços de estadia e lazer para usufruto da população.
Para o local está previsto a criação de dois espaços para recreio ativo. Na praceta sul será instalado um espaço de jogo e recreio infantil e, na praceta norte, um espaço para street workout, destinado à população juvenil e adulta.
Descarregue OLHAR OEIRAS Nº 1 - COM ATUALIZAÇÃO e leia no seu computador, tablet ou telemóvel