“Anjo futurista” é a mais recente obra de arte do MAU – Museu de Arte Urbana do Taguspark. A escultura tem como principal inspiração o estilo steampunk e a estética popularizada no filme Mad Max. A escultura demorou cerca de dois meses e meio a ser concluída e utiliza materiais como ferro, inox e fibra de vidro.
O MAU – Museu de Arte Urbana do Taguspark – Cidade do Conhecimento, em Oeiras, tem uma nova obra de arte. Intitulada “Anjo futurista”, da autoria do artista Jaime de Carvalho, a escultura é inspirada no estilo steampunk e tem como referência a estética popularizada no filme Mad Max.
Numa alusão notória à máquina e à indústria, através de um conceito de ficção científica, a mais recente obra de arte do MAU, «instalada» este mês, pretende comunicar objetivamente com o espectador e provocar nele a necessidade de levantar voo rumo a um futuro menos adverso para a humanidade. Este sentimento é provocado pela utilização do ferro em bruto e pela representação de uma espécie de veículo.
A escultura “Anjo futurista”, na qual o autor trabalhou, durante cerca de dois meses e meio, com materiais como o ferro, o inox e a fibra de vidro, está instalada na Av. Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, nos jardins junto aos Edifícios Qualidade, no Taguspark, em Oeiras.
Licenciado em Artes Plásticas/Escultura pela Faculdade de Belas Artes, Jaime de Carvalho prosseguiu os seus estudos em Itália, tendo, inclusive, recebido uma bolsa de estudo de mérito para aprofundar os seus conhecimentos em escultura. As suas obras integram, hoje em dia, tanto coleções privadas como públicas em países como: Espanha, França, Itália, Moldávia, Dinamarca, Turquia e Portugal.
Atualmente, o MAU – Museu de Arte Urbana apresenta, em exposição permanente, 13 esculturas e 15 graffiti espalhados pelos jardins, espaços exteriores, garagens subterrâneas e Núcleo Central do Taguspark.