Os maiores de 65 anos podem aderir a partir das 00.00 horas de terça-feira, 25 de julho, podem carregar, gratuitamente e com utilização imediata, os títulos de transporte públicos de Lisboa. Os jovens podem aderir a partir do dia 16 de agosto, mas apenas podem carregar o título a partir do dia 26 de agosto, para utilização no mês de setembro.
Seniores residentes na cidade passam a poder deslocar-se gratuitamente nos transportes públicos a partir de terça-feira, 25 de julho de 2022, e os estudantes até aos 23 anos a partir de setembro
Os transportes públicos gratuitos são uma das principais medidas a implementar em Lisboa, com o objetivo de incentivar o recurso ao transporte público a todos os residentes em Lisboa, com idade igual ou superior a 65 anos; jovens com idade compreendida entre os 13 e 23 anos; estudantes do ensino superior até aos 23 anos. No caso de estudantes do Ensino Superior inscritos nos cursos de Medicina e Arquitetura, até aos 24 anos, inclusive.
Esta medida do Município de Lisboa insere-se nas metas da Sustentabilidade Ambiental, no combate às Alterações Climáticas e na melhoria da Mobilidade das pessoas, através da promoção de uma mobilidade eficiente, económica e ambientalmente sustentável.
Foi bandeira da campanha autárquica de Carlos Moedas e é agora uma realidade: a gratuitidade da utilização da rede de transportes públicos da cidade para estudantes até aos 23 anos de idade e para pessoas com mais de 65. Após a entrada em vigor do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), em 2019, os títulos de transporte para estas faixas etárias já tinham custos reduzidos, valendo 22,5 euros e 12 euros mensais, respetivamente, mas a lista encabeçada por Carlos Moedas decidiu dar um passo mais ambicioso.
Em Lisboa, a gratuitidade vai custar 14,9 milhões de euros em compensações anuais à Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), entre 2023 e 2025. Para este ano, a Câmara prevê um gasto de cerca de 6,3 milhões, já que a medida entra em vigor hoje para maiores de 65 anos e em setembro para estudantes até aos 23 anos.