O Cascais FoodLab, no Mercado da Vila, vai dar a conhecer a cultura da Ucrânia, nomeadamente através da gastronomia. O evento realiza-se a 25 de agosto, quinta-feira, e 80% das receitas revertem para a compra de bens alimentares que serão doados ao Supermercado Social.
Neste jantar, que promete divulgar a tradição e a cultura ucraniana através da gastronomia típica, a confeção será da responsabilidade da chef Yullia Seraia, atualmente na equipa do Cascais Food Lab.
Os pratos que vão ser servidos são Borsch, Banosh, Kiev-style cutlet, Bitochki from a seal, Dumplings. Já nos aperitivos, serão servidos Aspic, Blue caviar e Beetroot, e ainda Kyiv cake, pancakes e Kisyl.
O evento realiza-se a 25 de Agosto, quinta-feira, das 19h30 às 22h30, e as entradas custam 50€ cada uma, sendo que o bilhete inclui um exemplar do livro infantil bilingue – português-ucraniano – “O camião das histórias”, de Rosário Alçada Araújo (textos) e Patrícia Furtado (ilustrações) com tradução de Olesya Zaruma Biletska, publicado pela editora Asa e autografado.
80% das receitas revertem para a compra de bens alimentares que serão doados ao Supermercado Social, situado no C3 – Centro Logístico de Cascais, em Carrascal de Alvide.
Recorde-se que a cozinha ucraniana é considerada como uma das 10 de melhores e mais deliciosas cozinhas da Europa, e acredita-se que estas iguarias começaram por volta de 7000 anos atrás pela civilização Trípoli, onde os antepassados ucranianos aprenderam a fazer pão, no qual ficou a base da cozinha dos milénios seguintes.
A cozinha ucraniana classifica-se também como holística e regionalmente diversificada. Como as terras da Ucrânia estavam divididas por diferentes países, as suas culturas foram formadas com distinção uma das outras. Os fatores geográficos deste país também têm um papel importantíssimo para a sua gastronomia. Dentro deste território existe uma enorme variedade de produtos (porco, banha, beterraba, farinha de trigo, legumes, óleo vegetal) e formas de confecionar os mesmos.
Normalmente, na cozinha ucraniana os pratos são confecionados cozidos, assados ou estufado, pois eram preparados em lume com fogo aberto, sendo que para conservar todos os produtos e pratos era utilizado, maioritariamente, a salga ou fermentações.
Um exemplo destas fermentações são os pepinos que eram transportados em carroças para o mundo inteiro, tendo até chegado à mesa da Rainha Britânica. Para além da diversidade de pratos também pode esperar outras surpresas da comunidade ucraniana.
Para maia informações e inscrições, entre em contacto com o Cascais FoodLab, através do email info@cascaisfoodlab.pt.