No próximo mês de julho o atleta e ex-campeão de boxe Jorge Pina vai fazer uma viagem de bicicleta até ao Vaticano. Desta forma, o objetivo será quebrar barreiras em prol da paz e da união, promovendo junto dos mais jovens um mundo mais justo e solidário.
É de salientar ainda que Jorge Pina é invisual e vai percorrer 2700 km, numa bicicleta Tandem. A viagem de bicicleta até ao Vaticano irá ter o seu início em Lisboa. Por sua vez, a iniciativa decorre no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, marcada para os dias 1 a 6 de agosto, em Lisboa.
No percurso, o atleta irá realizar paragens em locais emblemáticos. Neste sentido, Jorge Pina irá parar em Mesquitas e Igrejas, para simbolizar a premissa de a religião unir as pessoas, independentemente da raça ou religião. Por sua vez, o atleta pretende ainda deixar uma mensagem de esperança e fazer acreditar que é possível ultrapassar dificuldades, mesmo quando parecem impossíveis de vencer.
Ao mesmo tempo, a viagem terá 19 etapas. Desta forma, irá atravessar Portugal, Espanha, França e Itália. Por sua vez, Jorge Pina será acompanhado por uma equipa de três elementos, sendo que dois deles irão revezar-se na missão de guiar o atleta em cima da sua bicicleta.
Quebrar barreiras é o grande propósito desta viagem
Desta forma, esta viagem é um projeto de superação individual desenvolvido por Jorge Pina. Por outro lado, este considera que “o ser humano tem dentro de si muito amor, muita compaixão e força por descobrir. Há um vasto universo para descobrir dentro de cada um de nós e quando nós descobrimos essa força conseguimos nos auto-transcender e dessa forma passar uma mensagem para o Mundo, de paz, amor e união entre os povos”.
Assim sendo, Jorge Pina propôs-se a este desafio com o intuito de quebrar barreiras. Ao mesmo tempo, pretende ainda promover a paz e da união e ainda um mundo mais justo e solidário, junto dos jovens. Esta iniciativa ganha ainda mais significado por ser realizada no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, que este ano realiza-se em Lisboa.
A Associação Jorge Pina conta com 200 crianças e jovens que praticam várias atividades desportivas como o atletismo, atletismo adaptado, boxe educativo e goalball. Em novembro de 2021, o atleta abriu as portas da Academia Jorge Pina, com vários projetos no âmbito da inclusão social.
Desta forma, o objetivo é promover, através da prática desportiva, um espaço onde as crianças e jovens podem estar e estudar. Ou seja, pretende-se ainda garantir a igualdade de direitos, a integração dos jovens e crianças na sociedade e as relações interpessoais entre jovens com e sem deficiência.
Por outro lado, a instituição procura ainda divulgar e promover a vivência dos valores éticos inerentes à prática desportiva, como a verdade, o respeito, a responsabilidade, a amizade e a cooperação, pois acredita que as atividades desportivas e culturais são a base de uma vida saudável, plena e positiva.
Descarregue e leia a edição impressa OLHARES DE LISBOA - FEVEREIRO no seu computador ou equipamento móvel