“Foco no Bairro” é o nome de um concurso de fotografia da Gebalis que pretende promover a capacidade de observação do meio envolvente. Por sua vez, o objetivo é sensibilizar para a perceção das características especificas do bairro e das suas dinâmicas.
O concurso de fotografia “Foco no Bairro” está inserido no âmbito das comemorações dos 30 anos do Programa Especial de Realojamento (PER). Por sua vez, é uma iniciativa da Gebalis e dinamizada pelo Gabinete de Intervenção Local da Horta Nova. Ou seja, o objetivo é promover a participação, o sentimento de pertença, a coesão social, as relações de vizinhança, a melhoria da qualidade de vida e vivência do território.
Esta primeira edição do concurso de fotografia da Gebalis é destinada a todos os que gostam de captar imagens fotográficas e registar momentos que não se repetem. Por outro lado, as imagens vão ser «avaliadas» por um júri em três categorias. Estas são: “O que vejo no bairro”, “Como veem o bairro” e a “Vida no bairro”.
Mostrar os bairros
“Foco no Bairro” tem por objetivo a divulgação de fotografias sobre os bairros geridos pelo Gabinete de Intervenção Local da Horta Nova. Estes bairros são, nomeadamente, Alto da Faia, Calhau, Charquinho, Furnas, Horta Nova, Murtas, Paço do Lumiar, Pedralvas, Quinta dos Barros, Rainha Dona Leonor, Rego, Telheiras Norte e Telheiras Sul. Por outro lado, pretende-se captar a sua população, as suas vivências, as suas histórias, o seu dia-a-dia.
O concurso pretende promover a capacidade de observação do meio envolvente. Desta forma, pretende-se ainda sensibilizar para a perceção das características especificas do bairro e das suas dinâmicas.
Aliás, como refere Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da Gebalis, esta iniciativa “assume-se como uma forma de abrir os bairros municipais aos olhares de toda a população de Lisboa”. Ao mesmo tempo, “a fotografia pode constituir um veículo de consciencialização da população no geral e motivador da mudança social das comunidades que compõem a malha humana e dão vida a estes bairros”.
Reforçar identidade
Ou seja, salienta Fernando Angleu, “pretende-se que este concurso possa contribuir para o reforço de uma identidade territorial positiva”. A avaliar os trabalhos estará um júri composto por um fotógrafo profissional, um elemento da equipa do Gabinete de Intervenção Local da Horta Nova e outro membro do Departamento Marca e Comunicação da Gebalis, que vai selecionar e premiar as três melhores fotografias.
Por fim, a exposição fotográfica será no Avenidas, a partir do dia 24 de junho. Este é o primeiro espaço da iniciativa “Um Teatro em Cada Bairro”, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa. O Avenidas localiza-se no bairro de Santos ao Rego, na freguesia das Avenidas Novas. O regulamento está disponível para consulta no site da Gebalis.